Busca rápidaX

Unijuí realiza posse da nova Reitoria

15 de dezembro de 2023

A ex-presidente da Fidene e Reitora da Unijuí, professora Dra. Cátia Maria Nehring coordenou os atos solenes de posse da Presidência da Fidene – Gestão 2023/2027 e da Reitoria da Unijuí – Gestão 2023/2027, acontecido ontem (14), no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no Campus da Universidade. Na oportunidade também foram apresentados os novos conselheiros dos conselhos superiores da fundação.

Foi encerrado um ciclo de 13 anos a frente da instituição da Dra. Cátia Nehring, que nos últimos quatro anos contou com a vice-reitoria de graduação da professora Ma. Fabiana Fachinetto, a vice-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão do professor Dr. Fernando Jaime González e vice-reitoria de administração do professor Dr. Dieter Rugard Siedenberg, que foi empossado como novo Presidente da Fidene e Reitor da Unijuí.

Nas palavras da ex-reitora Professora Dra. Cátia Nehring é um fechamento de ciclo, mas com muitos projetos que devem ser executados pela atual reitoria, “Foram 13 anos a frente da instituição, fechando esse ciclo de 4 anos, passando o bastão para o professor Dieter que também faz parte do grupo de reitoria atual, e é o momento de olhar para trás e ver os grandes desafios que essa instituição enfrentou, talvez a gente seja reconhecido como os reitores da pandemia, pelo grupo de reitoria da pandemia. Mas muitos projetos executados efetivamente, o legado da medicina com a primeira turma se formando no ano que vêm, foi aprovado no conselho universitário a participação da Unijuí no edital, “Mais Médicos”, agora no ano de 2023, com o projeto do curso de Medicina para Santa Rosa”.

Assim como os projetos atuais da universidade que deverão ser executados na nova reitoria, a ex-reitora citou a sustentabilidade financeira como sendo o maior desafio para a nova gestão “Os cursos de graduação, as engenharias, engenharia de software, fonoaudiologia, o nosso mais novo curso no vestibular de verão, os próprios mestrados e doutorados também sendo implementados, o doutorado em saúde iniciando no ano que vêm, os projetos de pesquisa, financiamentos externos, recebemos o primeiro carro elétrico na universidade, também a partir de um projeto do mais inovação. É um fechamento de ciclo que entrega para a nova gestão uma universidade com excelência acadêmica, como todas as universidades comunitárias ainda um grande desafio em termos de sustentabilidade, e esse será o grande desafio da nova gestão”.

A nova vice-presidente da Fidene, Professora Dra. Cátia Maria Nehring terminou falando sobre o reconhecimento da universidade, “Temos uma universidade reconhecida pelo ministério da educação, somos uma instituição de excelência, comprovada pelo ministério da educação, reconhecido com o conceito máximo, conceito 5”.

Dieter Siedenberg assumiu a reitoria oficialmente ontem e para a gestão que segue agora até o ano de 2027, conta com o apoio da vice-reitora e Graduação, professora Dra. Bruna Comparsi, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Dr. Daniel Knebel Baggio e o vice-reitor de Administração, professor Dr. Edson Luiz Padoin.

Nas palavras do atual reitor, Professor Dr. Dieter Siedenberg, é uma expectativa muito grande, também em função dos desafios, “Uma expectativa muito grande, em função exatamente de que essa gestão da qual nós participamos até agora, deixa a universidade em uma posição consolidada no cenário nacional com a avaliação, nota 5, mas também em função dos desafios que nós temos pela frente. Como propor um curso de medicina na região em Santa Rosa, com o qual nós contamos com o apoio de toda a região para conseguir concretizar”.

Para finalizar o reitor citou a equipe, que junto dele, foram eleitos para a nova reitoria da universidade “O planejamento foi feito pela equipe, uma equipe muito consistente, pessoas muito capacitadas que foram escolhidas e que foram eleitas para assumir esse desafio e isso da uma tranquilidade, porque nós temos gente que de fato se doa e quer fazer o melhor para a instituição.”

Fonte: RPI