Busca rápidaX

Final de ano movimenta rede hoteleira de Ijuí

29 de dezembro de 2023

As festividades de final de ano têm movimentado a rede hoteleira de Ijuí. Entretanto, hospedagens de argentinos, que comumente pernoitam no município em deslocamento ao litoral gaúcho e catarinense, têm diminuído significativamente nestes últimos meses.

Para Maurício Michaelsen, proprietário do Hotel Vera Cruz, a motivação do pequeno fluxo de argentinos neste ano deve-se, principalmente, à crise econômica que assola o país. Com a desvalorização do peso, a vinda da população se torna custosa. A expectativa é de que o hotel receba hóspedes argentinos em janeiro, principalmente na metade ou final do mês.

De acordo com Michaelsen, o fluxo em geral também está tranquilo, comportamento que se repete na empresa nos outros anos. “A nossa região se caracteriza pelo turismo executivo. Portanto, nessa época o movimento diminui bastante, visto que a maioria das empresas tira folga coletiva ou reduz naturalmente o movimento. O que ocorre são hospedagens de pessoas que vêm passar as festas de final de ano com familiares residentes em Ijuí. Mas, a quantidade de reservas é muito inferior ao período normal”, ressalta.

Já no Hotel Jardim Europa, o fluxo se mantém de forma intensa. Em entrevista com o gerente do local, Guilherme Fengler, houve um aumento de 30% nas hospedagens se comparado ao mesmo período no ano de 2022. Neste Reveillon, o espaço vai contar com uma programação especial, com jantar e música ao vivo, considerado pelo próprio gerente, um atrativo para os hóspedes.

Além disso, Fengler ressalta que há um movimento significativo de pessoas que optam por não passar as férias no litoral. Desta forma, o Hotel recebe hóspedes tanto da região Metropolitana do estado, quanto de municípios vizinhos, como Santo Ângelo e Cruz Alta. No quesito dos hóspedes argentinos, a situação é semelhante com o Vera Cruz. Por ora, não há uma grande procura, mas o gerente destaca que a passagem dos “hermanos” por Ijuí é recorrente nos meses de janeiro e fevereiro, que, inclusive, estão com lotação máxima em algumas datas.

No Hotel Ijuí, o movimento dos últimos também se mantém significativamente. Apesar de as reservas não comprovarem o fato, as hospedagens de última hora têm sido constantes , segundo a gerência. As expectativas para os primeiros meses de 2024 são altas; se o padrão dos últimos anos se repetir, o Hotel deve receber hóspedes argentinos e brasileiros em grande número nos próximos dias.

O parâmetro se repete no Hotel Fórmula 4. “Nosso movimento está dentro da normalidade, recebemos alguns argentinos, mas o maior fluxo normalmente é janeiro e fevereiro. Estamos na expectativa para vermos se virão como nos anos anteriores”, conta uma colaboradora. Apesar de a movimentação ser maior do que o mesmo período em 2022, o local, que tem recebido muitos hóspedes de municípios maiores, não chegou à lotação máxima. No entanto, de segundas às quintas-feiras de janeiro, já não há mais quartos disponíveis.