Busca rápidaX

MANCHETES

Vírus da gripe deixa paciente sujeito a desenvolver pneumonia

30 de outubro de 2018

Uma pessoa infectada com vírus da gripe está mais propensa a desenvolver uma pneumonia – infecção pela bactéria pneumococo – do que aquela que não contraiu a enfermidade. A conclusão é de estudo realizado pelo CRID- Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias da USP- Universidade de São Paulo, financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Faculdade de Medicina Tropical de Liverpool (Reino Unido).

A bactéria pneumococo pode ser encontrada no nariz de uma pessoa, mas não necessariamente provoca a doença no paciente.
Conforme explicam pesquisadores, para haver pneumonia a bactéria precisa estar no pulmão. Segundo Helder Nakaya, pesquisador e professor da Faculdade de Ciências de Farmacêuticas da USP, o corpo naturalmente mata ou evita que o pneumococo – que está colonizado no nariz – vá para o pulmão e cause pneumonia.
Pessoas que estão com sistemas imunológicos normais geralmente não têm pneumonia, apesar de ter essa colonização da bactéria, ou seja, apesar de expostas ao pneumococo.

No entanto, por algum motivo, principalmente em pacientes mais vulneráveis, a bactéria sai do nariz e é transportada para o pulmão.

 

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br