A questão ambiental altera a forma de ação de pragas e doenças na agricultura. Ao participar hoje pela manhã do quadro semanal da Emater, no programa O Assunto É, da RPI, o extensionista, Edewin Bernich, comentou que no momento, em função da alta umidade, visto às constantes chuvas, há bastante presença de lesmas e caracóis em lavouras. O mesmo problema é verificado na cidade.
Porém, no que se refere à área rural, Bernich chama atenção para os prejuízos que podem ocorrer na soja, principal cultura do período. Lesmas e caracóis agem na oleaginosa logo após a germinação. Ele pede que os produtores rurais verifiquem debaixo da palha, nas lavouras, para ver se existem essas pragas.
Comentou que há somente um princípio ativo que combate lesmas e caracóis, também por isso o alerta é mais intenso. Na mesma entrevista, Edewin Bernich pediu que os agricultores controlem as ervas daninhas na soja antes do fechamento das linhas e tenham bastante atenção com o orvalho para aplicar os produtos. Isso porque, com muita umidade a eficiência dos defensivos agrícolas reduz.
Bernich observou que semanalmente o local de monitoramento de ferrugem asiática, em Ijuí, constata esporos da doença. Isso pode se traduzir em presença de ferrugem asiática na soja. Inclusive, já foram confirmados casos da doença em Três de Maio e Santa Rosa.