O Executivo de Pejuçara vai registrar superávit nas contas públicas, referente ao ano passado. Os números ainda não estão fechados, pois restam alguns dados. A prefeitura, Flaviana Brandemburg Basso, ressalta que uma das primeiras ações de 2024 vai ser a definição da reposição ou reajuste salarial dos servidores municipais.
Hoje à tarde, ela ampliou esses e outros temas durante entrevista no programa de Pejuçara, pela RPI. Também abordou a liberação do recurso de 668 mil e 500 reais, através de emenda do deputado federal pelo MDB gaúcho, Osmar Terra.
O dinheiro, que já está na conta do município, vai ser investido na construção de uma nova ponte sobre o rio Cambará, na denominada estrada velha que demanda para Cruz Alta. A estrutura, de concreto, vai ser implantada ao lado da atual ponte de madeira. A edificação deverá iniciar nos próximos dias, com prazo de quatro meses para conclusão.
Flaviana ainda vai destacou a conquista de emenda, via ex-deputado federal, Marcelo Brum, para a agricultura de precisão, também emenda dos deputados federais gaúchos, Pedro Westphalen, do PP, e Bibo Nunes, do PL, para aquisição de um triturador de galhos e carreta agrícola.
Na mesma entrevista nesta tarde no programa de Pejuçara, a prefeita enfatizou algumas outras iniciativas pensadas para este ano, por exemplo, revitalização do pórtico de acesso à BR 158, construção de praça no bairro Renascer, implantação de pista de skate e um novo loteamento habitacional.
Por outro lado, Flaviana Brandemburg Basso confirmou que haverá substituição de todas as lâmpadas de mercúrio da iluminação pública pejuçarense por materiais de LED. A medida vai ser possível a partir de aprovação de projeto pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica da Eletrobrás, o Procel. Pelo Procel, o município vai receber 865 mil reais. Ainda não há decisão por quais vias públicas começar a colocação de lâmpadas LED.
Também na entrevista na Progresso, Flaviana falou que segunda-feira as secretarias de Obras e Agricultura retomarão o horário habitual de atendimento, com o fim do turno único, e enfatizou que possivelmente vai concorrer à reeleição, no pleito de outubro deste ano.