Numa parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Unijuí, está em desenvolvimento uma pesquisa voltada ao cuidado com agricultores que têm contato recorrente com agrotóxicos. Pela Unijuí, a ação é executada pelo projeto de pesquisa em Plantas Medicinais e Medicamentos, o Plamedic. Também existe apoio da secretaria da Saúde de Ijuí.
A coordenadora do Plamedic, professora Christiane Collet, explica que a região de Ijuí é a primeira do Estado a realizar o levantamento, pois já existe grupo de pesquisa na área na Unijuí. Ela frisa que o trabalho ocorre com produtores que aplicam defensivos agrícolas, seja em grandes culturas, como soja, milho e trigo, ou áreas menores, por exemplo, frutas, hortaliças e outras.
No dia 24 do mês passado aconteceu a primeira etapa, quando participaram 60 agricultores. Houve coleta de sangue, urina e saliva, ainda outras avaliações. Os participantes também responderam questionários. Quinta-feira haverá pesquisa com outro grupo, além de um terceiro grupo de produtores que farão exames e outros procedimentos dia 22 de maio. Para este último grupo, ainda existem vagas para interessados participar. Nesse caso, é preciso entrar em contato pelo whatsapp 9-9980-2825.
Ontem, às 6 horas e 30 minutos, Christiane Collet ampliou o assunto durante entrevista no programa Progresso Rural da RPI. A professora da Unijuí destacou que a pesquisa também analisa a alimentação desses agricultores, ou seja, se compram ou produzem o que consomem. Outro aspecto é tentar saber se quem utiliza mais frutas e verduras possui melhor saúde.
O levantamento, além de estudar a presença de resíduos de agrotóxicos no sangue dos voluntários, ainda questiona os produtores sobre uso de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual – quando da aplicação de agrotóxicos. A pesquisa também realiza exames mais complexos sobre a saúde dos moradores da área rural e, se houver alguma alteração, vai ter encaminhamento para atendimento especializado. Não há custo para os participantes e integram agricultores de Ijuí e municípios vizinhos. No entanto, a coleta de exames ocorre apenas na ESF do Meio Rural de Ijuí.
Também ontem pela manhã no Progresso Rural, o extensionista do escritório da Emater, em Ijuí, Vito Cembranel, abordou novas medidas para o plantio direto, reconhecidas em pesquisa, para evitar erosão e outros problemas no solo durante fortes chuvas, além de manter melhor qualidade das culturas. O Progresso Rural vai ser reprisado hoje, a partir das 22 horas, no programa Companhia da Noite. Abaixo, confira a entrevista com Christiane Collet.