As lavouras de soja mais precoces em Ijuí, ou seja, plantadas no período do cedo, entram na fase final de enchimento de grãos. Segundo o responsável pelo escritório local da Emater, Douglas Iske, as boas chuvas desta semana praticamente garantem a produção, com o complemento do ciclo.
Entre 10 e 20% da oleaginosa está nessa fase de finalização de ciclo de formação. O restante se apresenta em enchimento de grãos. Douglas Iske comenta que mesmo com a falta de chuva que aconteceu recentemente, a mais recente avaliação da Emater indica tendência de bom rendimento da soja em Ijuí, média esperada entre 50 e 55 sacas por hectare. Mesmo que não seja a produtividade esperada inicialmente, vai ser bem melhor do que os últimos anos, quando houve severa estiagem.
Porém, o agrônomo alerta que algumas áreas terão quebra maior, isso em lavouras com solo mais pedregoso ou arenoso. Iske chama atenção dos agricultores para cuidado com a ferrugem asiática, que pode aumentar na soja com umidade e calor, também com os percevejos, os quais atacam os grãos em formação.