Um dos locais bastante visitados na Expodireto, em Não Me Toque, é o pavilhão da agricultura familiar. Para a feira deste ano, que ocorre de hoje até sexta-feira, o prédio tem 192 estandes. Do total, 137 estão ocupados por agroindústrias familiares e 55 por artesanatos e flores. 76 são liderados pela juventude rural e 138 por mulheres. Além disso, 47 produtores participam pela primeira vez da Expodireto.
As agroindústrias vendem embutidos, queijos, panificados, geleias, cachaça artesanal, vinho, espumante, dentre outros alimentos, também presença de flores e artesanato. O coordenador de feiras da Fetag e integrante da comissão organização da agricultura familiar na Expodireto, Jocimar Rabaioli, ampliou o tema durante entrevista, ontem, às 6 horas e 30 minutos, no programa Progresso Rural da RPI.
Segundo ele, há produtores de 139 municípios gaúchos no pavilhão da agricultura familiar, inclusive representantes de Ijuí e região. Esse ano, foram mais de 300 inscrições de agroindústrias ou empreendimentos familiares. Em 2023 foram cerca de 280. Pela limitação de espaço, vários produtores ficaram na lista de espera. Jocimar Rabaioli comenta que a seleção acontece segundo alguns critérios, por exemplo, é preciso fazer parte do Programa Estadual da Agricultura Familiar, o PEAF. Outro aspecto levado em conta é a diversidade de produtos.
No Progresso Rural de ontem pela manhã, o integrante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul ainda abordou a importância da visibilidade que o prédio da agricultura familiar da Expodireto/Cotrijal dá para os participantes. Com isso, os agricultores também podem fechar negócios após a feira. O pavilhão funciona no mesmo horário das demais áreas da Expodireto, ou seja, das 8 às 18 horas. O acesso à feira promovida pela cooperativa de Não Me Toque é gratuito.
De Ijuí, participam da Expodireto três agroindústrias, ou seja, a agroindústria Tiecher, área de melado; agroindústria Krawechuca, de embutidos; e a agroindústria Belezas do Campo, com comercialização de flores e artesanato. O Progresso Rural vai ser reprisado hoje, a partir das 22 horas, no programa Companhia da Noite da RPI. Abaixo, confira a entrevista com Jocimar Rabaioli: