Tenente Portela terá mais uma ação contra a dengue nesta quinta-feira
06/03/2024 l 17:01
Jonas Vieira
06/03/2024 l 16:12
As ações de enfrentamento à dengue em Tenente Portela prosseguem. Nesta quinta, 7, ocorrerá mais uma aplicação de inseticida através do fumacê. A atividade será feita em toda a cidade em dois horários, a partir das 6h da manhã e depois das 18h.
A execução do serviço é de responsabilidade da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde. A ação ocorre em ciclos, com um intervalo de retorno de três a cinco dias entre cada etapa, dependendo das condições climáticas. A última aplicação havia sido feito na semana passada.Tenente Portela é o município com maior número de casos de dengue neste ano, total de 2.559. Ainda registra três mortes pela doença.
Enquanto isso, prossegue o trabalho diário de agentes de saúde e de endemias “de casa em casa”. Eles orientam a população sobre a necessidade de eliminar focos do mosquito transmissor da dengue e também fazem a aplicação de inseticida intradomiciliar. Nesta visitas, tem sido frequente a identificação de casos em que o cidadão ainda mantém recipientes com água parada. O maior problema está nas caixas d’água. É fundamental que a comunidade entenda que este momento exige o compromisso de todos em acabar com este criadouros.
Em outra frente, equipes da Secretaria de Políticas Estruturantes e Zeladoria praticamente concluíram nesta semana a coleta de entulhos nos bairros da cidade. A ação, que fez parte do Dia D de mobilização contra a dengue, incentivou o cidadão a vistoriar sua casa e eliminar possíveis criadouros do mosquito. O material descartado foi recolhido e dado o destino adequado.
Agora a meta é manter a cidade limpa. A orientação é que sempre que alguém tiver a necessidade de descartar materiais volumosos e podas de árvores, que programe a retirada com a Zeladoria, através do fone 3551 1370. Quanto aos entulhos de construção, o responsável pela obra deve contratar o serviço com empresas especializadas que disponham de caçambas coletoras e área licenciada para a destinação final.
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e prefeitura