Busca rápidaX


MANCHETES

Ijuí integra segunda fase da pesquisa nacional sobre consequências da Covid

14 de março de 2024

Com objetivo de avaliar as sequelas deixadas pela Covid, o Ministério da Saúde realiza, neste mês, a segunda fase da Epicovid. Trata-se de pesquisa que acontece em 133 municípios do Brasil. Ijuí é um dos municípios na lista para visitas domiciliares. O estudo é coordenado pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente e encomendado à Universidade Federal de Pelotas.

Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, a reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Lúcia Pellanda, disse que além de verificar as consequências da Covid na saúde das pessoas, o trabalho também visa levantar informações para subsidiar implantação de serviços para atender esse público.

Citou, que em alguns casos poderão ser necessários ambulatórios especializados, mas em outros, a tendência é que as pessoas sejam atendidas em áreas já existentes nos municípios. Dependendo do resultado da pesquisa, existe possibilidade até de alterar o sistema de vacinação da população. Aliás, a Epicovid ainda verifica os efeitos da imunização nas pessoas.

A reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, comenta que os reflexos da Covid nas saúde das pessoas são bastante variados, por exemplo, perda de memória, fadiga crônica, sintomas respiratórios, dentre outros. Poderão responder a pesquisa, inclusive, quem não sabe se teve a patologia. Os pesquisadores vão chegar nas residências e sortear pessoas para responder a pesquisa.

O trabalho também analisará o impacto da Covid nas finanças, emprego, educação das crianças, inclusive saúde mental das pessoas. A Organização Mundial da Saúde estima que 20% das pessoas, independentemente da gravidade da doença, desenvolvem condições pós-covid.

Na mesma entrevista nesta manhã na Progresso, Lúcia Pellanda alertou para a mutação do virus Covid e que a população não esqueça do uso de máscara e evitar aglomerações, em caso de suspeita ou confirmação da doença. O município de Ijuí voltou a registrar casos da Covid. Do dia 2 do mês passado até 4 de março, foram 150 casos da doença. O painel Covid da secretaria estadual da Saúde, atualizado ontem, aponta 38 novos casos da Covid em Ijuí.

Além do Ministério da Saúde e da UFPel, estão diretamente envolvidas no estudo a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí