O Grande do Sul registra mais três óbitos por dengue em 2024. O Centro Estadual de Vigilância em Saúde confirmou nesta sexta-feira (dia 15/3) mais três óbitos por dengue no Estado, totalizando no ano 24 óbitos pela doença até o momento Os óbitos confirmados são:
– Mulheres, 65 e 87 anos, ambas com comorbidades, ocorridos em 9/3 e 7/3 respectivamente, residentes em São Leopoldo. – Mulher, 43 anos, residente em São Borja. Com comorbidades, ocorrido em 12/3/2024.
Município de São Leopoldo apresenta incidência de 1.102 por 100.000 hab. caso prováveis de dengue até o momento. Município de São Borja apresenta incidência de 619 por 100.000 hab. casos prováveis de dengue.
Principais sintomas – febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias, – dor retroorbital (atrás dos olhos); – dor de cabeça, – dor no corpo, – dor nas articulações, – mal-estar geral, – náusea, – vômito, – diarreia, – manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira
Medidas de prevenção à proliferação e circulação do Aedes, com a limpeza e revisão das áreas interna e externa das residências ou apartamentos e eliminação dos objetos com água parada são ações que impedem o mosquito de nascer, cortando o ciclo de vida na fase aquática.
O uso de repelente também é recomendado para maior proteção individual contra o Aedes aegypti. Situação epidemiológica Neste ano, Rio Grande do Sul já registra 17.726 casos confirmados, dos quais 15.065 são autóctones, que é quando contágio aconteceu dentro do Estado.