A Coprel está trabalhando de forma intensa e ininterrupta para atender as ocorrências registradas nos municípios de abrangência da cooperativa. O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na madrugada dessa quinta-feira, 21 de março, causou muitos e graves estragos nas áreas urbanas e rurais que ocasionaram a interrupção do fornecimento de energia elétrica devido à queda de postes e o rompimento da rede e abastecimento causados pelos fortes ventos.
Desde às 05h da manhã, o Discoprel recebeu mais de 5.600 ligações de cooperantes registrando ocorrências de falta de luz. Até o momento, estima-se que 13 mil clientes estejam aguardando o reestabelecimento de energia.
Segundo Jonas Weiss, Orientador do Centro de Operações da Coprel, ainda não há como prever com precisão o retorno do serviço, devido ao grande número de ocorrências. Desde a madrugada estão trabalhando para o mais breve reestabelecimento dos serviços. São 42 equipes de eletricistas em caminhonetes, chamadas de equipes leves, e 16 equipes com caminhões para transporte de postes de concreto para serem substituídos, chamadas equipes pesadas, trabalhando desde as primeiras horas da manhã.
O Orientador reforça o pedido para que as pessoas evitem se aproximar dos locais onde tenham fios rompidos e redes caídas, pelo risco eminente de acidentes graves pela possibilidade de choque no local. A Coprel segue com as equipes atendendo as ocorrências e pede que os clientes e cooperantes contatem o Discoprel para relatar problemas ligando para o 116.