O projeto GPS Campeiro começa a ser colocado em prática em Ijuí. Ontem à tarde, no salão Farroupilha da prefeitura, houve a ativação do programa, ou seja, início da utilização. Foi feito repasse de 11 telefones celulares para órgãos de segurança pública, também o Samu, já com o software, que é o programa em si.
Com isso, os agricultores que se cadastraram no GPS Campeiro poderão acionar a Brigada Militar, Polícia Civil, Bombeiros ou Samu Salvar, pelos telefones habituais dessas áreas, em caso de ocorrências de segurança ou saúde, e informar o código da propriedade. Dessa maneira, com as coordenadas geográficas de cada local, os mencionados segmentos têm o endereço exato de onde chegar, com mais agilidade.
Cerca de mil produtores estão inscritos nesse primeiro momento. O secretário de Desenvolvimento Rural de Ijuí, Émerson Pereira, explica que foram investidos 18 mil reais na compra dos celulares.
Ainda comenta que haverá reabertura das inscrições para o GPS Campeiro. Com isso, novos agricultores poderão se cadastrar de primeiro de abril a 15 de junho. Para isso, vão ter que comparecer no escritório da Emater, à rua 24 de Fevereiro, e levar uma conta de energia elétrica da Ceriluz para obtenção do código.
Émerson Pereira enfatiza que já é perceptível que o GPS Campeiro promoveu maior segurança no interior de Ijuí. Segundo ele, trata-se de um programa barato que ajudará os moradores da área rural.