Uma das preocupações na área agrícola é evitar acidentes de maquinários em redes de energia elétrica, especialmente durante períodos de colheita, como acontece no atual momento, com a soja. Em Ijuí e região, já houve casos, por exemplo, de colheitadeiras atingirem a fiação de luz, postes ou rabichos, nesse último caso, estrutura que sustenta o poste.
A Ceriluz, que fornece energia elétrica para o interior de Ijuí e demais municípios da região, alerta para cuidado com os rabichos, também conhecido por cabos, pois é mais difícil de visualização por parte de condutores de maquinários agrícolas.
O assessor de comunicação da cooperativa, Vilson Wagner, frisa que é fundamental os agricultores fazerem vistorias nas lavouras, onde há redes elétricas, antes de colher, plantar ou aplicar defensivos agrícolas. Caso tiver fiação muito baixa, que não permita passagem das máquinas, é fundamental que os produtores avisem a Ceriluz para uma equipe fazer melhorias.
Já se ocorrer acidente, é essencial isolar a área, evitar contato com cabos que podem estar energizados e tentar impedir que esses fios encostem em partes metálicas de maquinários. Ano passado, a Ceriluz contabilizou 11 acidentes em redes elétricas em lavouras, sete deles entre os meses de março e maio, período que abrange a colheita da soja. Esse tema, sobre segurança no trabalho com maquinários agrícolas e redes de luz, vai ser ampliado neste domingo, às 6 horas e 30 minutos, no programa Progresso Rural da RPI.