Nesta segunda-feira, 15, vai começar o período para declaração anual de rebanho no Rio Grande do Sul, referente a este ano. O prazo vai terminar em 14 de junho. A medida é obrigatória para todos os agricultores. Vai ser preciso informar o número de animais, por exemplo, bovinos, suínos, equinos, caprinos, bubalinos e outros, além de declarar se há produção de abelhas, peixes, aves e demais áreas.
A responsável pela Coordenadoria Regional da Agricultura, com sede em Ijuí, Emili Bernardi, explica que os produtores podem comparecer nas Inspetorias Veterinárias ou Postos Veterinários, preencher o formulário, ou retirá-lo, levar para casa, responder os questionamentos e, após, devolver nos mencionados locais.
Outra alternativa é a declaração de maneira online, pelo site agricultura.rs.gov.br, através do mecanismo “Produtor Online”. No entanto, nesse caso, é necessário ter cadastro e senha, o que pode ser obtido nas Inspetorias Veterinárias. Quem não fizer a declaração de rebanho fica sujeito a advertência e multa. A multa geral é de cerca de 2 mil reais, além de acréscimo por animal não declarado.