A partir do próximo mês, produtores rurais de todo Brasil deverão se preparar para uma mudança: a emissão da Nota Fiscal eletrônica (NFe) se tornará obrigatória. A medida, estabelecida pelo Governo Federal, tem o objetivo de modernizar e aprimorar o sistema de controle fiscal, garantindo maior transparência e eficiência nas operações comerciais do setor.
A obrigatoriedade da NFe entra em vigor em 1º de maio. A mudança estava prevista para iniciar em 2023 e foi prorrogada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). O produtor rural pode fazer a emissão da NFe através do site da Secretaria da Fazenda ou pelo aplicativo Nota Fiscal Fácil. Além disso, o Senar-RS oferece cursos ministrados por técnicos habilitados, mostrando o passo-a-passo da declaração tanto pelo site quanto pelo aplicativo.
Produtores rurais de Ijuí que desejam participar do curso podem contatar o Sindicato Rural do município, pelo telefone/WhatsApp (55) 9 9645-7863. O Sindicato informou também, em comunicado nas redes sociais, que comunidades do interior ou bairros com produtores rurais interessados podem organizar os grupos, de 12 a 15 participantes, que a entidade providenciará instrutor para ministrar o treinamento.