A Caravana Integração Lavoura-Pecuária-Floresta está hoje à tarde em Ijuí. A programação acontece no centro de eventos da Unijuí. Há palestras sobre a agropecuária Gehrcke como exemplo de sucesso do sistema silvipastoril, ainda experiência da Emater nas regiões Fronteira Noroeste e Missões. Também palestras referentes a conceitos e ações para aumentar a estabilidade de sistemas Integração Lavoura-Pecuária e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, estratégias de manejo, ainda como produzir mais e ganhar mais dinheiro com o mesmo sistema.
A Caravana é um projeto da Rede ILPF em parceria com a Embrapa, com objetivo, por exemplo, de disseminar a prática como alternativa sustentável e rentável para a agropecuária. Os sistemas de Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta são definidos como forma de uso e manejo da terra, onde árvores ou arbustos são utilizados junto com as culturas agrícolas e produção de forragens para produção animal. Na região de Ijuí se insere, especialmente, para produção de gado de leite e corte.
Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, de Juiz de Fora, Minas Gerais, Marcelo Müller, comentou que em função do conforto ambiental proporcionado pelas árvores nas pastagens, a produção de leite pode aumentar em até 20%. A medida também auxilia no avanço da produção de gado de corte.
Marcelo explicou que a Integração Lavoura-Pecuária está bem mais avançada, ou seja, trabalha com mescla de soja e pastagem, arroz com culturas de inverno, enfim, questões bastante difundidas na região e no Rio Grande do Sul. Porém, a Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta anda mais devagar. O pesquisador da Embrapa de Juiz de Fora, lembra que existe resistência dos produtores no plantio de árvores em lavouras e, para isso, é necessário apoio de profissionais capacitados para que não haja prejuízo para as forrageiras, por exemplo.
A espécie de árvore mais difundida no mencionado sistema é o eucalipto, pois se desenvolve bem e também possibilita produção de lenha, madeira, postes, dentre outros materiais. Na mesma entrevista nesta manhã na Progresso, Marcelo Müller ainda detalhou outras alternativas na Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta, por exemplo, produção de arroz, pecuária e peixes. Também é possível integrar a criação de ovinos e equinos.