O município de Ijuí enfrenta atualmente o pico da dengue, segundo avaliou o secretário de Saúde Márcio Strassburger nessa manhã (26) em entrevista à Rádio progresso. A UPA 24h registra aproximadamente 200 atendimentos diários nas últimas semanas. As unidades de saúde atendem mais de 700 pacientes por dia, a maioria dos casos relacionados a dengue. O Corujão da Saúde, que abriu todos os dias essa semana, incluindo sábado e domingo, contabiliza mais de 35 atendimentos diários.
Atualmente são 299 casos confirmados da doença, e 1800 notificações. Cinco pessoas estão internadas nos hospitais de Ijuí com diagnóstico positivo pra dengue.
Diante da demanda excessiva, a Unidade de Pronto Atendimento 24h atua com três médicos mais reforço de duas equipes, e ainda assim, o tempo de espera dos pacientes também é excessivo. O secretário de Saúde de Ijuí pediu paciência à comunidade que precisa de atendimento, e enfatizou, mais uma vez, que as ações da população ijuiense precisam mudar, é necessário mais conscientização e esforço de cada um, principalmente no que se refere a limpeza dos pátios e eliminação de focos do mosquito. “É uma luta diária pra dar conta da demanda” afirma Strassburger.
Ouça abaixo a entrevista completa: