O Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) do Hospital de Clínicas Ijuí (HCI) é o sexto maior recrutador de voluntários do mundo em um estudo que avalia uma medicação para acidente vascular cerebral (AVC). A pesquisa, realizada por uma grande farmacêutica internacional, já arrolou 15 mil pacientes em todo o planeta. No Brasil, a instituição é a terceira que mais inscreveu entre os 16 centros participantes.
De acordo com a farmacêutica Roberta Cattaneo, gerente de ensino e pesquisa do Núcleo, essa área da instituição cresceu nos últimos três anos, passando a explorar novas especialidades para além da Oncologia. Hoje, o HCI tem 30 estudos em andamento em diversos campos da Medicina e, também, da Odontologia.
“Ter um centro de pesquisa no interior do Estado oportuniza aos nossos pacientes acesso ao que há de mais novo em tratamento. Isso tudo com acompanhamento completo: realização de exames, terapias e monitoramento, sem custo algum”, avalia Roberta.
Criado em 2021, o NEP é o único centro de pesquisa da região Noroeste do Rio Grande do Sul que desenvolve estudos em diferentes áreas da saúde. Atualmente, são realizados estudos em doze especialidades médicas, com destaque para Oncologia, Infectologia e Neurologia – além de dois em Odontologia.