Busca rápidaX


Júlio de Castilhos decreta situação de emergência devido a temporal

1 de maio de 2024

O município de Júlio de Castilhos decretou situação de emergência devido aos prejuízos causados pelo temporal da madrugada de ontem. Hoje pela manhã, o coordenador da Defesa Civil e secretário municipal de Agricultura, José Fernando Soares, disse para a Rádio Progresso que entre 180 e 190 casas tiveram danos nos telhados. Mas a grande maioria se refere a estragos parciais. Apenas duas famílias foram levadas para o ginásio de esportes, visto que as residências sofreram prejuízos mais elevados. Devido a alagamentos, cerca de cinco famílias se mudaram para casa de parentes ou amigos.

O temporal ainda derrubou alguns postes de luz e árvores. Os problemas maiores em imóveis estão concentrados na cidade de Júlio de Castilhos. Na área rural a atenção é com as estradas, bastante danificadas pelo grande acumulado de chuva, que chega a cerca de 300 milímetros desde ontem. Em vários pontos não é possível passagem de veículos. Diante disso, maquinários da prefeitura atuam, hoje, para desobstruir vias rurais.

José Fernando Soares ainda comentou que a soja que ainda não foi colhida deverá registrar grande perda. Há produtores que relatam cerca de 30% da oleaginosa para colher. Júlio de Castilhos é o segundo município do Rio Grande do Sul com maior volume de produção de soja. Não existe registro de feridos no município por conta do temporal e chuvas. A estada entre Júlio de Castilhos e São Martinho da Serra está bloqueada.