O informativo semanal do escritório regional da Emater, com, sede em Ijuí, abrangência de 44 municípios, divulgado hoje, destaca o alto volume de chuvas dos últimos dias, o que causou problemas em lavouras. Em Salto do Jacuí, por exemplo, foram 700 milímetros de chuva. Os maiores danos foram registrados em estradas, pontes, pontilhões e bueiros.
Nas lavouras ocorreu agravamento da erosão do solo, o que levou a perdas de nutrientes e adubação. Em relação à soja, nas áreas onde a cultura estava madura antes do período de grandes volumes de precipitações climáticas, os grãos brotaram e iniciaram o processo de decomposição. A colheita destas áreas é uma incógnita, pois as perdas são elevadas.
Desde segunda-feira, os produtores aproveitam para realizar colheita. Lavouras de segundo cultivo estão com pouca germinação de grãos, mas com início de aprodrecimento. A colheita da soja na área do escritório regional da Emater, sediado em Ijuí, está em 94,70% e rendimento médio 61,8 sacas de soja por hectare. No que se refere ao milho, as lavouras maduras para colher apresentam início de germinação dos grãos nas espigas. Já áreas de segundo cultivo estão em maturação e com aumento de acamamento de plantas.
Confira o informativo conjuntural do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí