Busca rápidaX

Caixa Federal anuncia novas medidas de apoio ao Rio Grande do Sul

9 de maio de 2024

A CAIXA anuncia novas medidas de apoio ao Rio Grande do Sul devido às fortes chuvas na região. O banco ampliou ações para os clientes e, em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, vai antecipar o pagamento do Bolsa Família para todos os beneficiários do Estado, para o primeiro dia do calendário de pagamentos que ocorrerá em 17 de maio.

Em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, a CAIXA vai antecipar ainda o pagamento do Abono Salarial de maio e liberar duas parcelas adicionais do Seguro-Desemprego para os desempregados que já estavam recebendo antes da decretação da calamidade, ao final da última parcela.

A CAIXA criou também uma força tarefa para acelerar o processo de habilitação do Saque Calamidade do FGTS com as prefeituras. De acordo com o Decreto 5.113/2004, para habilitação ao saque do FGTS, é necessário que o município em estado de calamidade pública ou situação de emergência, devidamente reconhecidos por Portaria do Governo Federal, apresente à CAIXA a declaração das áreas afetadas pelo desastre.

Conforme Decreto nº 12.016 de 07/05/20204, está dispensado também o intervalo mínimo de 12 meses para novo saque por calamidade para os trabalhadores dos municípios atingidos pela calamidade no estado do Rio Grande do Sul em maio de 2024.

Após a habilitação, a população poderá realizar o saque calamidade do FGTS pelo celular por meio do aplicativo FGTS, de forma fácil e rápida, sem a necessidade de comparecer a uma agência.

O banco disponibiliza equipe técnica, de modo contínuo, para auxiliar os municípios na operacionalização de repasses de recursos e no trabalho social do banco.

Fundo Socioambiental CAIXA

O banco vai disponibilizar R$ 30 milhões do Fundo Socioambiental CAIXA para ações que visem recompor perdas materiais e capacidade produtiva das famílias.

Medidas de apoio

A CAIXA tem 386 colaboradores do banco atuando nas atividades bancárias e atendimento à população e em outras frentes voluntárias. Dentre outras medidas, o banco ampliou reduções de taxas e prorrogações de prestações em produtos para Pessoa Física e Pessoa Jurídica.    

Contratos habitacionais

A CAIXA possibilita a pausa de até seis meses nos contratos de financiamento habitacional nas regiões atingidas, mediante solicitação dos clientes.

Além disso, é possível a incorporação de prestações vencidas ao saldo devedor.

As prestações vencidas ou pausadas são incorporadas ao saldo devedor e diluídas no prazo remanescente, respeitando-se a taxa de juros e o prazo contratados originalmente.

Para informações e solicitação de pausa e incorporação, o cliente pode acessar o Alô CAIXA, pelo 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0104 (demais regiões), ou procurar uma agência da CAIXA.

A CAIXA também dará suporte aos clientes para acionamento de seguro habitacional de contratos ativos e procedimentos para pagamento de indenizações, de forma ágil.

Os contratos habitacionais contam com cobertura dos seguros Danos Físicos ao Imóvel (DFI) e Morte e Invalidez Permanente (MIP) que podem ser acionados por mutuários com contratos não quitados.

Caminhão CAIXA

Entre os dias 09 e 16 de maio, a CAIXA vai direcionar quatro Caminhões-Agência para apoio ao atendimento na região. Além disso, o banco mantém a rede de atendimento no estado em operação para serviços essenciais à população, como saque de benefícios, desbloqueio de senhas do CAIXA Tem, entre outros.

Assessoria técnica aos municípios

A CAIXA disponibiliza equipe técnica, com arquitetos e engenheiros, para assistência aos municípios na operacionalização de repasses de recursos e no trabalho social do banco.

As prefeituras poderão contar com o apoio para levantamento dos danos e estimativa de custos para a recuperação de obras em andamento ou edificações atingidas, nos contratos já acompanhados pela CAIXA, como pontes, vias de acesso, abastecimento de água, postos de saúde, escolas, entre outros.

Condições especiais aos clientes CAIXA

Os clientes CAIXA pessoa física (PF) e pessoa jurídica (PJ) das regiões afetadas contam com condições diferenciadas e benefícios, como: 

Penhor

Dispensa de encargos por atraso na renovação dos contratos, de forma automática, por 90 dias, a partir da data do decreto.

Suspensão de leilão das garantias pelo prazo do decreto.

CDC

Pausa no pagamento de até 6 prestações.

Novas contratações podem ser realizadas com carência de até 90 dias para o pagamento da primeira prestação. *No prazo de 90 dias contabiliza-se da carência inicial de 60 dias + o prazo de 30 dias para o pagamento da primeira parcela do contrato.

Crédito Consignado

Redução da taxa para 872 convênios do Rio Grande do Sul.

Possibilidade de aumento do prazo de concessão.

Captação
Flexibilização para o resgate de aplicações (LCI, LCA e CDB Flex ou Progressivo) que estão dentro do período de carência negocial e que não possuam bloqueios;

Crédito Rural

Investimento – Clientes com parcelas vincendas até o final do ano safra 2024/2025 poderão solicitar de forma simplificada a prorrogação do vencimento por 12 meses, com as mesmas condições originais.

Custeio – As operações poderão ser prorrogadas de forma simplificada por até 24 meses, com pagamento de 50% do saldo devedor em 12 meses e os 50% restantes ao fim dos 24 meses.

Cesta de Serviços

Isenção automática da cobrança da Cesta de Serviços, por 6 meses, tanto para clientes PF como PJ;

Giro CAIXA Fácil PJ

Contratação nas modalidades de exclusivo aval com possibilidade de 6 meses de carência e até 30 meses para amortização.
Pausa no pagamento por até seis prestações.

Crédito Especial Empresa Pós

Pausa no pagamento por até seis prestações.

Contratação com taxas especiais.

BCD – Aquisição de Máquinas e Equipamentos

Pausa no pagamento por até seis prestações.

Financiamento para investimento fixo com possibilidade de 6 meses de carência e até 60 meses para amortização.

PRONAMPE

Aumento do prazo de contratos de que estão em fase de amortização mediante recalculo das prestações para 72 meses.

Renegociação PF e PJ

Pausa no pagamento por até 6 prestações.

Outras medidas:

Operações de Crédito para Municípios

Para os municípios que possuem operação de crédito ativa com a CAIXA, será permitido:

  • Prorrogação do prazo de desembolso originalmente contratado por até 90 dias;
  • Prorrogação do prazo de utilização do crédito por até 90 dias do prazo originalmente contratado;
  • Prorrogação do prazo do primeiro desembolso por até 90 dias do prazo originalmente contratado.

CAIXA Hospitais

Pausa no pagamento das prestações por até 12 meses, ou 12 prestações, para os contratos de crédito com santas casas, hospitais filantrópicos e não filantrópicos, produtos específicos.

Para santas casas, hospitais filantrópicos e não filantrópicos, até 6 meses de carência em novas contratações, que também poderão contar com a possibilidade de pausa de até 12 meses ou 12 prestações, após a finalização do período de carência.

Crédito Especial Empresa – Grandes Corporações

Oferta de capital de giro para empresas com redução de taxas de juros e redução dos níveis de exigência de garantia disponíveis.

Azulzinha

Isenção de um mês no aluguel do produto azulzinha para os clientes das regiões afetadas.

Giro CAIXA Empresarial

Oferta de crédito solidário com 80% de garantia para as empresas que se enquadrem nos critérios do programa e estejam localizadas em municípios do RS. Além da redução da taxa de juros, possibilidade de até 12 meses de carência na contratação e de até 60 meses para amortização.

Medidas CAIXA Seguridade

A CAIXA Seguridade presta apoio aos moradores dos municípios atingidos pelas chuvas. Dentre as ações adotadas, destacam-se:

  • Central de atendimento (sinistros e assistência) com equipe reforçada;
  • Fluxo facilitado para acionamento de sinistro, com documentação simplificada, proporcionando celeridade no atendimento;
  • Apoio técnico no atendimento aos beneficiários de seguros;
  • Esteira ágil de sinistros: Liberação de até R$ 4.000,00 de forma antecipada, quando não for possível a realização de vistoria para o Seguro Habitacional da Caixa Residencial.
  • 1% do valor arrecadado com a contratação de seguro residencial em todo o país, no período de 3 a 10 de maio, será direcionado para doação às famílias de baixa renda atingidas pelas chuvas;
  • 1% do valor arrecadado com a contratação do Rapidex do Bem em todo o país será direcionado para instituições sem fins lucrativos que prestam suporte às famílias atingidas;

Além disso, a Caixa Vida e Previdência, a Caixa Consórcio, a Caixa Capitalização e a CNP Seguros Holding realizaram doações à ONG Moradia e Cidadania, para apoiar as famílias atingidas.                                        

Centrais de atendimento para Seguro Residencial:

  • Caixa Seguradora: 0800 274 1000 (contratações até 14/02/2021);
  • Caixa Residencial: Assistências 0800 722 4926 e Sinistros 0800 722 4923 (contratações a partir de 15/02/2021).

Centrais de atendimento Seguro Habitacional (DFI e MIP – Seguro Obrigatório)

  • Caixa Seguradora: 0800 274 1000 (contratações até 14/02/2021)
  • Caixa Residencial: 0800 722 4923 (contratações a partir de 15/02/2021)
  • Too Seguros: 0800 775 9191, WhatsApp 55 11 994003326, ou no site da seguradora https://tooseguros.com.br/acionar-o-seguro/
  • American Life: 0800 949 8080.

Central de atendimento para Seguro de Vida:

  • Caixa Vida e Previdência: serviço de assistência e sinistros: 0800 722 2492

Canais de atendimento

Para solicitação dos serviços disponibilizados o cliente pode acionar o Alô CAIXA, pelo 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0104 (demais regiões), ou procurar uma agência da CAIXA.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e governo federal