Busca rápidaX

Rompimento de adutora deixa Gramado e Canela sem água

23 de novembro de 2018

Mais de 24 horas depois da interrupção do abastecimento de água em Gramado e Canela para interligar uma nova adutora ao sistema existente, os dois municípios seguem com as torneiras secas. A demora na retomada do fornecimento ocorre devido ao rompimento de um registro, por volta das 4h desta quinta-feira (22). A peça ficava no exato ponto de bifurcação das duas tubulações.

O abastecimento foi interrompido às 8h desta quarta-feira (21) e tinha previsão de ser retomado por volta das 18h, com normalização no nível dos reservatórios durante a madrugada desta quinta. De acordo com o diretor de operações da Companhia Rio Grandense de Saneamento (Corsan), Eduardo Carvalho, o trabalho ao longo da quarta-feira transcorreu conforme o previsto e sistema chegou a ser ligado no início da noite.

— A água estava chegando na estação de tratamento (em Canela). Quando se começava a mandar para Gramado, vimos que o bombeamento teve baixo rendimento. Aí percebemos que um registro rompeu — revela.

Ao longo da manhã equipes da Corsan trabalharam na substituição do registro com defeito, com previsão de religamento do sistema no início da tarde. A água, porém, deve começar a chegar às torneiras em Gramado somente no fim da tarde ou à noite. A justificativa é que a água bruta precisa percorrer 10 quilômetros até as estações de tratamento em Canela, passar pelo processo de purificação e só depois seguir para as residências. Além disso, devido à alta demanda represada, a expectativa é que só haja estoque nos reservatórios da cidade ao longo da madrugada.

Fonte: GZH.