A delegação da regional de Ijuí da Federação dos Trabalhadores na Agricultura – Fetag – chegou no final da manhã desta segunda-feira em Brasília, para participar do Grito da Terra, iniciativa da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – Contag. O evento acontece até amanhã. O grupo de Ijuí e região tem 51 pessoas, dessas, oito da regional da Fetag do Alto Jacuí.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí, Carlos Karlinski, que integra a comitiva, disse que nesta tarde há mobilização no Banco Central para reivindicar, especialmente, revogação de alterações no Proagro, mais recursos financeiros e menos juros para a agricultura familiar.
Quanto ao Proagro, a partir da próxima safra de verão, o percentual de cobertura dependerá do período de plantio da cultura, por exemplo, a soja. Em caso de cultivo em fases com risco de perda de 20%, a cobertura do Proagro será de 100%; risco de 30%, o auxílio ficará em 75%; e risco de 40% de perda em plantações, Proagro de 50%.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí ainda observa que é preciso mudar determinação que inclui todas as culturas, em conjunto, nos números de Proagros máximos a cada cinco anos para limitar a concessão. A finalidade é que o benefício seja levado em conta por cultura em separado.
Além disso, o Grito da Terra que exclusão do CAR – Cadastro Ambiental Rural – como exigência para Proagro, ainda amento de subvenção para o seguro agrícola. Regionais da Fetag de Frederico Westphalen, São Luiz Gonzaga, Santo Ângelo, Três Passos e Santa Rosa também estão no Grito de Alerta.