Na noite desta quinta-feira, 23, aconteceu no Salão de Atos da Unijuí a 1ª Jornada de Pesquisa da Unimed, que teve como objetivo a troca de experiências e a atualização profissional na área da saúde. O evento também marcou o início das atividades do Comitê de Pesquisa e Publicação Científica do Hospital Unimed/RS, que contará com a parceria da Unijuí, por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) e dos cursos da área da saúde, em especial, do curso de Medicina.
Conforme explicou o médico Elias Berg, que até então estava à frente do Comitê, o projeto tem o intuito de fomentar a produção científica no município, unindo o conhecimento técnico dos médicos cooperados à expertise dos pesquisadores do PPGAIS, que vão orientar e conduzir os estudos, permitindo que os estudantes do curso de Medicina tenham envolvimento direto neste trabalho, coletando dados e tendo acesso ao arquivo de casos do Hospital Unimed, além do contato com diferentes especialistas.
“Nossos médicos poderão trazer para o Comitê um assunto, um caso que gostariam de trabalhar para publicação, e nós iremos buscar estudantes interessados na área, além de ligá-los a um professor orientador no PPGAIS. Para a Unimed, é muito importante olhar para a sua carteira de clientes e entender quem são os seus pacientes. Saber, por exemplo, que em determinado período do ano aumentam os casos de determinada doença e, com isso, podem ser comprados insumos extras antecipadamente, com economia, ou mesmo contratado um novo plantonista. O trabalho científico pode gerar o uso consciente dos recursos e a economia a médio e longo prazos”, destacou o médico Elias Berg.
Tanto médicos quanto estudantes poderão ampliar sua produção científica, e os acadêmicos ainda terão a oportunidade de ter experiência na área de saúde suplementar e o contato com especialidades de interesse, o que contribui para a qualificação do currículo. O PPGAIS, por sua vez, terá a possibilidade de trazer estudos para a vida real e de promover pesquisas multidisciplinares com outras instituições de ensino, além de poder, futuramente, aumentar suas linhas de pesquisa.
Coordenadora do PPGAIS, a professora Adriane Kolankiewicz participou do evento e fez uma breve apresentação do Programa aos estudantes, que neste ano completa uma década de história. Com mais de 170 mestres formados, o PPGAIS lançou seu doutorado neste ano, contando com professores de diferentes áreas de atuação.
Quem também participou do evento foi o coordenador do curso de Medicina, professor Jorge Brust, que destacou a importância de os estudantes terem acesso ao arquivo de casos e ao sistema Unimed para realização de pesquisas. “Teremos a oportunidade de aproveitar o corpo clínico para levantar casos, para entender o que está acontecendo na área da saúde, em parceria com nosso Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, que tem a expertise de realizar pesquisas. Esse trabalho vai, com certeza, fazer a diferença e vai pesar na formação dos nossos alunos”, afirmou.
Ao fazer a apresentação da Unimed, o presidente da Unimed Noroeste/RS, Volnei Santos Malheiros, destacou o potencial do município, com três hospitais de ponta, para ser referência na área da saúde – algo que, ainda hoje, não acontece, já que muitos pacientes são encaminhados para outros lugares e muitos profissionais optam por trabalhar em outras regiões. “Se temos toda a estrutura necessária, depende da gente, de nós, profissionais, fazermos de Ijuí referência na área da saúde”.
Quem assume o Comitê, a partir de agora, é o médico Guilherme Wolf, que já convidou os estudantes de Medicina para se inscreverem no projeto. A 1ª Jornada de Pesquisa da Unimed teve sequência com a palestra “Alta suspeição do câncer”, a cargo da médica cirurgiã oncológica da Unimed, Ana Paula Schmitt.