Além da área agrícola, que movimenta bastante a economia de Ajuricaba, o município conseguiu atrair várias empresas nos últimos anos, segundo disse hoje pela manhã durante entrevista na RPI, o prefeito, Ivan Chagas. Diante disso, Ajuricaba reverteu o processo de saída de moradores para trabalhar em outros municípios, especialmente em Panambi.
Hoje, Ajuricaba completa 58 anos de emancipação. Chagas ainda destacou a diversidade do comércio, que oferece praticamente todas as opções de compra para a população, sem necessidade de sair do município.
Na questão agrícola, o forte é a produção de grãos, mas também com muitos produtores na bacia leite e na piscicultura. Na mesma entrevista na Progresso, o prefeito ressaltou que há quatro projetos para implantação de pequenos usinas hidrelétricas em Ajuricaba, duas por parte da Ceriluz e duas através de uma empresa. A Ceriluz, deverá implantar as estruturas nas Linhas 23 e 29. Ivan Chagas enfatizou a importância desse tipo de investimento, pois também significa retorno de impostos para o município.
Aliás, Chagas comentou que anualmente Ajuricaba recebe mais de 20 milhões de reais em retorno de ICMS. Porém, em 2024 deverá ter perda de 3 milhões, 154 mil reais, visto os reflexos causados pelas fortes chuvas, que prejudicam, especialmente, a produção agrícola ajuricabense. Diante disso, o chefe do Executivo antecipou que a prefeitura cancelar alguns asfaltamentos de ruas.
Porém, estão mantidos projetos de calçamento e pontes. Hoje, mesmo no aniversário, serviços públicos e privados funcionam normalmente em Ajuricaba. Isso porque, o feriado foi transferido para sexta-feira.
Como amanhã vai ser feriado nacional, alusivo do Dia de Corpus Christi, após esta quarta-feira os serviços em Ajuricaba serão retomados na próxima segunda-feira. E na programação de aniversário, hoje à noite, no CTG Gaspar da Silveira Martins, haverá apresentações da própria entidade e de CTGs da região. Após, vai ter show nativista com Joca Martins.
Posicionamento da Ceriluz sobre usinas em Ajuricaba
Em relação aos projetos de usinas que abrangem o município de Ajuricaba, no rio Ijuí, a Ceriluz informa que estes se encontram em análise junto a Fundação Estadual de Proteção Ambiental – Fepam – em processo inicial, ainda com envio de documentos.