Busca rápidaX


Escritório regional do Sebrae de Ijuí centraliza ações no apoio à empreendimentos prejudicados por enchentes

31 de maio de 2024

O escritório regional do Sebrae, com sede em Ijuí, centraliza as ações, no momento, em apoio às micro e pequenas empresas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o gerente, Armando Pettinelli, ressaltou que a força total é para ajudar a reerguer os pequenos negócios, especialmente de Porto Alegre e região Metropolitana, além da região do Vale do Taquari. Muitas dessas estruturas foram completamente destruídas, tanto em termos de imóveis, como também de mercadorias e demais pertences.

Pettinelli acredita que cerca de 70% desses empreendimentos necessitem de aproximadamente 50 mil reais para iniciar a reconstrução. O Sebrae e entidades parceiras já conseguiram levantar em torno de 100 milhões de reais, que vai ser repassado para as micro e pequenas empresas gaúchas severamente castigadas pelas enxurradas, com recurso a fundo perdido.

A verba vai servir, por exemplo, para compra de maquinários, reformas ou outras situações. A ideia é abranger cerca de 11 mil e 500 pequenos empreendimentos, com montante de 3 a 15 mil reais por estabelecimento.

Armando Pettinelli esclareceu que nesta lista de pequenas empresas prejudicadas, não há nenhuma dos 98 municípios de abrangência do escritório regional do Sebrae de Ijuí. Mesmo assim, ele alerta que a região de Ijuí pode ser afetada indiretamente com os reflexos das enchentes, por exemplo, com aumento de preços dos alimentos, matéria-prima, dentre outras situações. O próprio Sebrae iniciou campanha para incentivar os gaúchos e consumidores de outros locais a comprar produtos produzidos no Rio Grande do Sul.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí