O secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Ijuí Sérgio Correa, participa hoje no Plenarinho da Assembleia Legislativa (AL), em Porto Alegre, da audiência pública que tratará sobre a reativação da Aduana de Porto Soberbo de Tiradentes do Sul, na divisa do Brasil com a Argentina.
Proposta pelo deputado estadual Eduardo Loureiro, a iniciativa está sob a coordenação da Comissão de Assuntos Municipais da AL, e visa atender reivindicação do Consórcio Rota de Yucumã e da Associação dos municípios da região Celeiro.
De acordo como secretário Sérgio Correa, a iniciativa é uma aposta no fluxo turístico como atividade crescente de desenvolvimento para os municípios da região noroeste do Estado, buscando o fortalecimento da integração com a Argentina. “Muitos estrangeiros não usam mais o Porto de Soberbo, pois a Aduana do lado do Brasil está fechada há tempos”, diz. A ideia, segundo ele, é fomentar a circulação de mais turistas e com isso melhorar o retorno da fiscalização do lado brasileiro e ter um maior fluxo de estrangeiros pela Rota doYucumã.
Em 2017, mais de 150 mil pessoas cruzaram o local, sem receber no Brasil qualquer tipo de fiscalização ou documento de entrada, tornando ilegal a permanência de estrangeiros no Brasil e freando o fluxo turístico regional.