A Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga aprovou, ontem à tarde, projeto da prefeitura que estabelece a destinação de um milhão e 80 mil reais, repassado pelo próprio Legislativo, para auxiliar na reconstrução das áreas atingidas pela tempestade do último sábado à noite.
A verba é oriunda da reserva que seria destinada para a construção da nova sede da Câmara Municipal. 500 mil reais serão para aquisição de telhas e material de construção; 481 mil para recuperação das escolas atingidas e R$ 100 mil para aquisição de combustível para as máquinas e veículos da Secretaria Municipal de Obras que estão mobilizados na limpeza e reconstrução dos bairros afetados.
Ontem à tarde, a Distribuidora de Energia RGE estava com 20 equipes trabalhando nas ruas e bairros de São Luiz Gonzaga para reestabelecer a luz para 1,9 mil clientes. Durante entrevista ontem na RPI, o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, ilustrou os reflexos do temporal como uma cena de guerra.
A região leste do perímetro urbano sofreu muitos danos pelo que foi considerado, por especialistas na área climática, como microexplosão. Mais de 1.500 residências ficaram destelhadas ou com alguma avaria. Cerca de 15 mil pessoas foram afetadas. Dessas, em torno de 400 precisaram deixar os imóveis estão abrigadas em casas de parentes ou amigos. Além disso, quatro escolas, duas Estratégias de Saúde da Família, a secretaria da Saúde, hospital, museu e prédios comerciais foram danificados. A área da Coopatrigo também foi fortemente atingida.