Busca rápidaX

MANCHETES

Com o nome de Maurício de Souza e apoio da ministra da Saúde do Brasil, Hospital do Câncer Infantil em Ijuí deve ganhar mais celeridade

18 de junho de 2024

Os últimos dias foram de ainda mais esperança de que o projeto de construção do Hospital do Câncer Infantil de Ijuí saia do papel no ano que vem, com intensa mobilização nas últimas semanas, viagens e visitas técnicas em outros hospitais em grandes centros, que são referencia no tratamento oncológico de crianças e adolescentes. É o caso do GRAACC – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer, instituição referência para a América Latina no tratamento de casos de alta complexidade de câncer infantojuvenil, sediado em São Paulo, e o Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (ITACI), instituição pública ligada ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Além disso, a comitiva, composta pelo presidente do HCI, Douglas Prestes Uggeri, diretor de Relações Institucionais, Allan Fonseca, e pela arquiteta Raquel Radaelli visitou pessoalmente o criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa, também em São Paulo, onde representantes da diretoria da instituição oficializaram o convite para que a nova estrutura leve o nome do escritor e desenhista.

Marcado por um momento de muita emoção, a oferta foi bem recebida pelo artista, que terá sua arte estampada nas paredes do Hospital do Câncer Infantil Maurício de Sousa. Já na última sexta-feira, o diretor de Relações Institucionais do HCI, Allan Fonseca, acompanhado do vereador ijuiense Beto Noronha, entregou em mãos à ministra da saúde do Brasil, Nísia Trindade, que cumpria agenda em Porto Alegre, o projeto de construção do Hospital do Câncer Infantil. Mais um passo de extrema importância na busca de apoio para tirar a ideia do papel.

A forma como a ministra da saúde do País recebeu a proposta traz ainda mais esperança de que o processo de construção ganhe ainda mais agilidade, conforme destacou Allan em entrevista nesta manhã (18). 

A obra do Hospital do Câncer Infantil prevê uma área de 2,7 mil metros quadrados, com dez leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) pediátrica – que terão seu uso estendido para além do atendimento oncológico –, com 20 leitos de internação e uma área dedicada ao acolhimento das famílias dos pacientes. O projeto, estimado em R$30 milhões, deverá ser viabilizado pelo novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

Ouça abaixo parte da entrevista: 

Fonte: RPI/ Foto: HCI