A secretaria de Obras, Desenvolvimento Urbano e Trânsito de Ijuí acredita que já houve recadastramento de mais da metade dos espaços existentes no cemitério municipal, localizado no bairro Assis Brasil. Ontem terminou o prazo do segundo edital para realização do serviço. No momento, o setor responsável na prefeitura ainda contabiliza dos dados.
No entanto, o secretário, Jair da Rosa, ressalta que já devem ter sido recadastrados em torno de 4 mil e 500 espaços, do total aproximado de 7 mil e 500. Ontem e segunda-feira o movimento foi muito grande para a regularização. Nos dois dias foram atendidas cerca de 450 pessoas.
Jair da Rosa frisa que o próximo passo vai ser a publicação de um chamamento público, como última etapa do recadastramento, o que deve ocorrer em fevereiro do próximo ano. O secretário de Obras de Ijuí observa que os recadastramentos realizados até ontem garantem os espaços no cemitério municipal para os familiares de quem está sepultado.
Porém, a partir de agora, onde não houve a regularização, a tendência é que seja feita rotatividade, ou seja, nesses espaços as pessoas ficarão sepultadas por até cinco anos. Após, os restos mortais serão colocados num gavetário, para abrir novas vagas de sepultamento.
Jair da Rosa destaca que uma nova área para cemitério em Ijuí é inviável de maneira urgente, pois a legislação ambiental exige uma série de regras, o que atrasa muito criação de novos locais de sepultamento. O secretário ainda afirma haverá renovação da lei dos cemitérios, justamente para ter rotatividade em sepultamentos. Além disso, provavelmente no próximo ano a prefeitura ijuiense vai contratar uma empresa para fazer manutenção do cemitério municipal.