O Hospital de Clínicas Ijuí (HCI) será sede do cadastramento de possíveis doadores de medula óssea, em parceria com os cursos de Farmácia e Medicina da Unijuí e com o Hemocentro Regional de Santa Rosa. O evento faz parte da campanha “Doe medula e salva vidas” e acontece no próximo sábado, 29, das 8h30 às 12h30, no auditório da instituição.
Na ocasião, será feita apenas a coleta de sangue para que, após a análise, as pessoas possam ser chamadas para fazer a doação de medula, se compatíveis. Para realizar a coleta, é necessário ter entre 18 e 35 anos e estar em boas condições de saúde.
“Essa é uma ação social que a Hematologia do HCI realiza, junto a outras entidades, com o objetivo de estimular a comunidade, pois quanto mais pessoas estiverem cadastradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), maior a chance de encontrar doadores compatíveis com quem necessita de transplante. Essa campanha de doação de medula está alinhada com o principal propósito do nosso hospital, que é salvar vidas”, salienta a assistente social do HCI, Paula Kuenzel.
O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como as leucemias e os linfomas.