O plantio do trigo, dentre os 44 municípios do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, está em 96%. Falta cultivar em torno de 15 mil hectares. De maneira geral, as lavouras apresentam padrão aceitável, mas não há uniformidade na densidade das plantas.
As primeiras áreas, semeadas entre final de maio e primeira quinzena de julho, têm estande e densidade de plantas desuniformes, mas não há necessidade de replantio. Nestas lavouras, os produtores iniciaram a aplicação de adubação nitrogenada, o que já abrange aproximadamente 20% da área.
No município de Santo Augusto, a Emater constata maior número de lavouras desuniformes de trigo. Diante disso acontece avaliação para saber se a causa é as fortes chuvas ou problemas de germinação das sementes. No tocante à aveia, na mesma região de Ijuí, existe pouca incidência de doenças e pragas, visto o frio. As primeiras lavouras plantadas registram início de emissão das panículas, com redução do número de espiguetas, o que poderá resultar em diminuição do potencial produtivo.