Várias pessoas procuraram atendimento no Hospital de Ajuricaba alegando dores abdominais e ou vômito e diária, causados pelo vírus da gastroenterite. Os leitos estão praticamente lotados e, por esse motivo, as lideranças de saúde advertem para evitar contato com pessoas com os sintomas, bem como usar álcool em gel.
A direção lembra que são 50 leitos disponíveis, destes 25 para UCP – Unidade de Cuidados Prolongados, que está com a capacidade máxima em uso. O Hospital de Ajuricaba é referência em Urgência e Emergência e também em Cuidados Prolongados. Para tanto mantem plantão médico presencial 24 horas por dia, todos os dias da semana. Contudo durante o dia, quando os postos de saúde estão abertos, o hospital atende somente os casos de urgência e emergência.
Sendo assim a direção do hospital esclarece a comunidade para que procure o seu ESF quando o quadro clínico não se tratar de urgência e nem emergência. Já ocorreram casos em que a pessoa procurou o hospital, foi feita a triagem e encaminhado para atendimento no ESF por seus sinais vitais estarem estáveis. Em anexo veja os modelos para atendimento. Lembrando que em caso de urgência ou emergência o atendimento é imediato.