Busca rápidaX

MANCHETES

Cadastro para o Auxílio Reconstrução em São Luiz Gonzaga começa nesta segunda-feira, 12

11 de agosto de 2024

A partir desta segunda-feira, 12, os moradores dos bairros Mário, Agrícola, Auxiliadora e Jauri de São Luiz Gonzaga poderão se inscrever para receber recursos financeiros do programa federal Auxílio Reconstrução. Isso é possível a partir de edição de nova Medida Provisória que amplia as datas para acesso dos municípios ao benefício.

No caso de São Luiz Gonzaga, o dinheiro, de 5 mil e 100 reais por família, visa ajudar quem teve prejuízos com a microexplosão atmosférica que ocorreu na noite do dia 15 de junho deste ano. O cadastro deverá ser feito através de um link no site da prefeitura, endereço eletrônico saoluizgonzaga.rs.gov.br.

Para quem tiver dificuldades em acessar o site do Município ou dúvidas com relação ao preenchimento das informações, haverá quatro pontos de atendimento à população, ou seja, nas sedes da Secretaria de Ação Social e do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), e nas unidades básicas de saúde dos bairros Mário e Agrícola.

Todos os moradores dos quatro bairros atingidos, independente da extensão dos prejuízos e se já recuperaram suas casas ou não, têm direito a requerer o Auxílio Reconstrução de R$ 5.100,00 por família. “Ser atendido por outros programas sociais ou mesmo que o cidadão não tenha cadastro junto aos programas federais não interfere no direito ao benefício. Para o cadastro deve se inserir número do CPF, identidade, comprovante de residência, se o imóvel é próprio ou alugado, além de outras informações”, explica a secretária de Ação Social, Nelvia Tavares.

Ela adianta que, durante o período do cadastramento das famílias para o Auxílio Reconstrução, a Secretaria de Ação Social atualizará uma vez por semana, sempre nas sextas-feiras, o repasse das informações ao governo federal, confirmação de seu recebimento e o andamento do processo de liberação dos pagamentos. “Não fizemos o cadastro antes porque São Luiz Gonzaga não estava abrangida pelas Medidas Provisórias anteriores, o que impedia a União de nos dar acesso ao sistema e também receber nossas informações. Estamos agora trabalhando para que tudo corra dentro do previsto e as famílias que sofreram prejuízos sejam enfim ressarcidas assim que for possível. Mas cabe salientar que tudo depende da agilidade e liberação do governo federal”, completa a secretária.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e prefeitura