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Pesquisa aponta que pandemia influenciou o desempenho no IDEB em todo país

21 de agosto de 2024

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) acontece através de avaliações a cada dois anos nos componentes curriculares de língua portuguesa e matemática no 5º e 9º ano do ensino fundamental e no 3º ano do ensino médio, sendo realizado uma média dos dois componentes curriculares mais taxa de aprovação das escolas.
O IDEB de 2023, mostra um retrato importante, pois é a primeira avaliação pós-pandemia.

É importante destacar que no ano de 2020 naõ houve aulas presenciais nas escolas, portanto a recomendação do Conselho Nacional de Educação foi de aprovação automática para todos alunos. Em 2021, segundo ano de pandemia, houve demora para o retorno das atividades presenciais nas escolares e posteriormente o “fecha e abre” das escolas em função do contágio do COVID. Também é importante salientar que por opção familiar muitos alunos não retornaram às escolas e novamente por recomendação do Conselho Nacional de Educação, houve aprovação automática pelo segundo ano consecutivo.

Em 2022 juntamente com a Unijuí, o município fez um levantamento para ter um diagnóstico dos problemas de aprendizagens oriundos da pandemia. Há de se considerar que esse resultado do IDEB 2023 retrata a realidade enfrentada nos anos pandêmicos.

Especialistas na educação afirmam que as lacunas de aprendizagem devem permanecer ainda por muito tempo.
Em Ijuí, porém, mesmo com as adversidades da pandemia, o resultado do o IDEB da rede municipal está superior ao IDEB Nacional e Estadual. È importante dizer que cada escola tem uma realidades específica, a Escola Soares de Barros, por exemplo, é a melhor escola pública de Ijuí os anos iniciais e está entre as 20 melhores escolas de anos iniciais do Rio Grande do Sul, tendo a média 7,8.

Fonte: RPI / Prefeitura de Ijuí