O diretor técnico da Emater, Claudinei Baldissera, durante entrevista para a RPI, ontem, na Expointer, na apresentação da estimativa inicial para culturas da próxima safra de verão no Rio Grande do Sul, comentou do aumento de pouco mais de 1% de área a ser cultivada com grãos no território gaúcho, com acréscimo de plantio de soja, feijão e arroz. Ainda ressaltou o aumento de investimento em irrigação na região de Ijuí. Inclusive, o governo gaúcho tem projetos para que agricultores implantem sistema de irrigação.
Já o meteorologista, Flávio Varone, da secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul, disse, em entrevista para a RPI, no evento de ontem na Expointer, que a previsão do tempo para o próximo verão melhorou. Isso porque, a previsão que era de La Niña com certa intensidade, agora já existe tendência de redução da força desse fenômeno climático e com curta duração.
Com isso, pode ocorrer La Niña fraco, ou seja, previsão até de diminuição de um pouco de chuva, mas não deverá resultar em problemas maiores para soja e milho, por exemplo. Podem ocorrer períodos de 10 a 20 dias sem chuva no verão. Flávio Varone ainda comentou que haverá umidade para plantio das culturas. Ele alertou que como existe previsão de La Niña, existe tendência de geadas tardias e isoladas nos próximos meses.