A Expointer 2024, em Esteio, chega da metade do período de realização do evento, que vai até domingo, no parque Assis Brasil. Uma das empresas participantes é a Imasa, indústria ijuiense de máquinas agrícolas.
O diretor da Imasa, Ricardo Martel, disse hoje pela manhã para a RPI que até o momento as vendas estão um pouco menores de edições anteriores da mesma feira, o que já era esperado, visto recentes problemas climáticos, ou seja, excesso de chuva e enchentes que causaram prejuízos na área agrícola, além de taxas de juros altas na maioria das linhas de financiamento do novo plano safra agrícola, já em andamento.
A taxa Selic está em 10,75%. A Selic é a taxa básica de juros da economia. É o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central do Brasil para controle da inflação. Ricardo Martel observou que essa questão de juros inibe, um pouco, a compra de maquinários.
Porém, destacou que as visitações no stand da Imasa estão boas, com bastante circulação de pessoas, especialmente para verificar o lançamento que a empresa ijuiense faz na Expointer, ou seja, a plantadeira Saga Premium AT, para culturas de verão. Martel entende que também existe o pós feira, ou seja, negócios que poderão ser fechados depois da Expointer, a partir de encaminhamentos no evento em Esteio.