Busca rápidaX


MANCHETES

Ijuí inicia projeto de conteinerização do lixo

7 de setembro de 2024

O município de Ijuí vai passar por mudança na forma de depósito e recolhimento de lixo. Trata-se da conteinerização, em que contêineres serão implantados em vias públicas. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Yuri Pilissão, a distribuição desses materiais já está em fase inicial.

Inicialmente receberão contêineres o centro da cidade, Avenida Coronel Dico e Avenida das Nações, nesse último caso, a rua do Comércio, da Fidene em direção ao campus da Unijuí. Os contêineres de cor azul serão para que a comunidade coloque o lixo reciclável e as estruturas laranjas para os resíduos orgânicos.

A coleta vai ser mecanizada. Para isso, caminhões da empresa Brisa, responsável pelo recolhimento do lixo, foram adaptados a fim de descarregar os contêineres. Com a alteração, as pessoas não deverão mais colocar o lixo nas lixeiras, e sim nas novas estruturas.

Yuri Pilissão explica que haverá período de transição e em torno e três meses as lixeiras deverão ser retiradas das calçadas. Nesse primeiro momento vai ter distribuição de aproximadamente 500 contêineres. Após, serão outros cerca de 500 estruturas, num total de 1.074, inclusive em vários bairros. Distritos ijuienses também receberão contêineres. Para lixo eletrônico, pilhas e vidros vai seguir a necessidade de descarte em outros locais, específicos para esses meios, e não junto com lixo seco ou orgânico.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí