O Consórcio Intermunicipal do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – CISA participou do ato solene de assinatura de protocolo de intenções para a integração de 39 consórcios públicos intermunicipais ao SISBI-POA, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAP. O evento ocorreu durante o lançamento da 3ª Edição do Projeto CONSIM, no dia 03/09/2024, na cidade de Salvador/BA.
O projeto contempla o assessoramento direto aos Consórcios Intermunicipais selecionados com vistas a implantar o sistema de fiscalização SISBI-POA Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Além da Bahia foram contemplados os estados de Alagoas, Ceará, Espirito santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondónia e Rio Grande do Sul, Santa Catarine e São Paulo, beneficiando uma área de abrangência 768.000 municípios.
O projeto CONSIM tem por objeto orientação dos consórcios públicos para os serviços de inspeção produtos de origem animal mediante integração com o MAPA, ampliando a fiscalização e a possibilidade de otimização do comércio para todo o território nacional, antes restrito somente ao município.
Participaram do evento o Ministro Carlos Fávaro, além do Governador da Bahia Jerônimo Rodrigues, além de deputados e secretários de governo, além de Prefeitos e Presidentes e Diretores de Consórcios Públicos, que assinaram o protocolo de intenções para integração ao SISBI/POA.
O Secretário Adjunto de Defesa do MAPA, Allan Alvarenga, ressaltou que os estabelecimentos podem ampliar o comércio e fortalecer a economia da região do consórcio e que o SISBI-POA, representa compromisso como Governo Federal com a garantia da segurança sanitária. A realização do projeto é uma estratégia do MAPA e Secretaria da Agropecucaria, com os Municípios e adequar os serviços de inspeção, para alimentos seguros e de qualidade, desenvolvimento de agroindústrias familiares, de pequena e médio porte, aumento de renda e maior oferta de emprego e desenvolvimento regional.
O CISA de Ijuí aderiu ao referido projeto devido a sua grande importância buscando como resultado a efetividade do sistema SISBI de forma regional, viabilizando a orientação às agroindústrias e participando da fiscalização por equivalência ao MAPA, oferecendo ainda à comunidade uma maior oferta de produtos com regularidade sanitária, ressaltando ainda a possibilidade de aumento na geração de emprego e renda.