Estão abertas as inscrições para a Feira da Primavera, que vai acontecer neste domingo (29), durante o Domingo no Museu. Interessados devem se inscrever até esta quinta-feira (26), mediante preenchimento de formulário eletrônico disponível nas redes sociais do Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp).
Serão selecionados até oito expositores, por conta da limitação do espaço físico. Cada um será responsável por organizar seus produtos às 13h, antes do início do evento. Será disponibilizada mesa de apoio para os materiais. A Feira da Primavera visa valorizar o trabalho, a criatividade e a cultura de diferentes grupos locais, contribuindo para o fortalecimento da identidade comunitária e geração de renda.
Domingo no Museu tem programação voltada para inclusão e diversidade
Esta edição do Domingo no Museu integra a programação da 18ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que neste ano aborda o importante tema “Museus, acessibilidade e inclusão”. Pensando nisso, o Madp traz atrações voltadas à inclusão e diversidade, destacando o papel vital dos museus na promoção do acesso e da inclusão social e reafirmando que a cultura deve ser um espaço para todos.
Além da Feira da Primavera, a programação contará com a inauguração da exposição coletiva “Expressões da Diversidade”, que reúne produções artísticas de grupos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e da Rede de Atenção Psicossocial de Ijuí, refletindo diferentes formas de expressão cultural e ressaltando a importância da inclusão.
O público presente também poderá prestigiar, a partir das 15h, as apresentações “Vozes da Diversidade”, dos seguintes grupos: Grupo Aprendendo a Viver do CAPS ad II (Hospital Bom Pastor); Grupo de Música do CAPS Colmeia; Banda Instrumental da Apae; e Musicando para a Vida, Projeto de Extensão da Escola Municipal Infantil Independência. Essas apresentações têm como objetivo valorizar a diversidade das vozes e experiências desses grupos.
Também haverá o compartilhamento do projeto “A Turma do Pão por Deus está Fazendo Novos Amigos”. Idealizado pelas autoras Maria Eli Braga Mannrich e Márcia Campos, este projeto visa promover a educação e a cultura inclusiva, valorizando a diversidade. Através das histórias de Jude, uma criança com autismo, e Cecília, uma criança com albinismo, o projeto sensibiliza e educa sobre a importância da inclusão e do respeito às diferenças.
O Domingo no Museu inicia às 14h e é aberto à comunidade, com entrada gratuita e mediação em Libras.