Busca rápidaX


MANCHETES

PCH Linha Onze, da Ceriluz, recebe turbinas que integram casa de máquinas principal

26 de setembro de 2024

A construção da PCH Linha Onze Oeste, em Coronel Barros, projeto da Ceriluz, entrou em uma etapa decisiva para a sua conclusão. A instalação dos primeiros equipamentos na Casa de Máquinas Principal. Isso porque começaram a chegar as turbinas dos três grupos geradores que integram a estrutura de geração.

A primeira turbina foi entregue na tarde de ontem, 25, pela empresa Hacker Industrial. As outras duas chegam nos próximos dias, sendo imediatamente baixados ao seu local de destino, onde serão anexadas às tubulações de sucção e transição já instaladas na estrutura da casa de máquinas.

Os próximos dias serão de montagem e concretagem dessas estruturas. Concluída essa montagem passa-se a fase de instalação dos três geradores, de 7,9 Megavolt-ampère (MVA) cada, que serão fornecidos pela empresa Automatic Electric, e posterior sincronização, para enfim entrar em operação.

As equipes de trabalho focam agora na montagem dos equipamentos mecânicos e elétricos, uma vez que que as estruturas físicas de barragem, túnel e casa de máquinas estão concluídas. A estrutura da rede de transmissão, que vai conectar a usina à Subestação Ceriluz 03, na Linha 01 Leste, em Ijuí, também já foi finalizada. Falta apenas conectá-la na subestação elevadora em construção na área da PCH Linha Onze, que está aproximadamente 60% finalizada. Esta subestação contará com um transformador de 25 MVA, que fará a elevação da tensão inicial, de 6,9 mil volts (kV) para 69kV.

A minicentral geradora, anexa à barragem, também já está concluída, inclusive com os quatro turbogeradores de 0,225 MW cada instalados, prontos para operação. Os turbogeradores são equipamentos integrados, que incluem em seu corpo gerador elétrico e turbina, e que são adaptados para efetiva geração de energia em locais de pequenas quedas. Este modelo está sendo utilizado pela primeira vez em um projeto da Ceriluz.

O presidente da Ceriluz Geração, Iloir de Pauli, comemora o progresso da PCH Linha Onze. “Apesar das dificuldades encontradas ao longo desses mais de dois anos de obra, estamos conseguindo alcançar nossos objetivos e estaremos com a usina pronta em breve, para atender nossos compromissos de comercialização de energia”, comenta Iloir.

A usina tem um contrato de fornecimento de 2,6 MW a partir de janeiro de 2025, por período de 30 anos, e outro para a venda de 5,9 MW em janeiro de 2026, por período de 20 anos. Ambos os contratos foram firmados a partir de leilão de venda de energia operacionalizados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), com coordenação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Estas vendas correspondem a comercialização de 70% da atual garantia física da PCH Linha Onze, cuja potência instalada será de 23,6 Megawatts (MW), somadas as gerações dos quatro turbogeradores da minicentral e dos três geradores da casa de máquinas principal.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Ceriluz