Busca rápidaX


MANCHETES

Granizo atinge Ijuí e região com danos diferenciados

2 de outubro de 2024

Quatro pessoas compareceram nos bombeiros de Ijuí para buscar lonas, em razão de estragos em telhados das residências causados pelo granizo da noite passada. Foram danos parciais. Além disso, os bombeiros retiraram uma árvore que caiu na BR 285, em Bozano, próximo ao trevo de acesso a Pejuçara. Em Ijuí, a forte chuva causou alagamentos em diversos pontos da cidade. Imagens publicadas em redes sociais mostram acúmulos de água e pedras de gelo em diversos locais de Ijuí. Vários bairros foram atingidos por granizo.

Já em Carazinho, são mais de 150 casas atingidas, com problemas em todas as regiões da cidade. Em Passo Fundo, os bairros mais atingidos são Zacchia, Leonardo Ilha, Petrópolis e São José. Durante a madrugada de hoje, a Defesa Civil municipal afirmou que seguia com levantamento de residências atingidas. Quedas de árvores causaram interrupções na BR-285, no trecho entre Passo Fundo e Mato Castelhano, mas já retiradas.

Em Panambi, na Linha Caxambú, de acordo com um agricultor, as lavouras de trigo, as frutíferas e os telhados de residências e de galpões  foram praticamente destruídos pelo granizo. As localidades mais atingidas foram Linha Caxambu, Ocearu, Pinheirinho, Encarnação , Jacicema e Morengaba.

Foram dois períodos em que ocorreu granizo nestas localidades, próximo da meia noite e em maior quantidade por volta das 3 hortas da madrugada desta quarta-feira com pedras de gelo do tamanho de um ovo de galinha.

Na Esquina Handte, uma casa precisou lona e na linha Caxambu três residências tiveram avarias no telhado e os proprietários buscaram lonas com a Defesa Civil. No inicio da madrugada, pedras de gelo  atingiram,  também, a zona urbana  Panambi, especialmente a zona sul da cidade, bairros como Arco-Íris, Esperança, Jardim Paraguai e Loteamento João Armindo Stalhofer.

Posteriormente, Panambi foi novamente atingida por uma forte chuva, acompanhada de ventos e granizo. Informações preliminares indicam que algumas telhas foram quebradas pelo granizo, mas não  há informações de  destelhamentos em razão do vento.

Em Santa Bárbara do Sul, também houve registros de casas destelhadas. A Defesa Civil foi acionada e prestou auxílio aos moradores. Galhos, árvores e fios caíram em diversas localidades, o que resultou em alguns bairros sem energia elétrica. Lojas de materiais de construção foram abertas durante a madrugada para distribuir lonas aos atingidos. Saldanha Marinho também teve muito granizo e ventos fortes. Informações indicam que muitas casas foram danificadas.

No município de Santa Rosa, em menos de uma hora, o Corpo de Bombeiros recebeu entre 30 e 40 pedidos de lona. Necessidade surgiu após temporal de granizo, que atingiu a cidade por volta das 5 horas e 30 minutos de hoje e não durou mais de 10 minutos. Segundo o chefe da Defesa Civil de Santa Rosa, Rafael Perius.

Energia elétrica

O Demei registrava, agora há pouco, sete casos de falta de luz em Ijuí, em razão do temporal da noite passada. O presidente, Marcos Sikacz, disse que equipes atuaram a noite toda e seguem com melhorias nas redes. Mesmo com o grande número de raios, os defeitos não foram grandes.

Já na área da Ceriluz, houve cerca de 30 ocorrências de falta de luz, mas até o início deste manhá em torno de 20 haviam sido resolvidas. Os casos se referiram, especialmente, à queda de chaves de transformadores devido às descargas atmosféricas. Não teve queda de postes ou rompimento de cabos de energia elétrica na abrangência da Ceriluz.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí, Gaúcha ZH, Rádio Sul Brasileira e Jornal Noroeste