O Município de Ijuí, por meio da da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT/RS) aderiu ao Projeto MPT na Escola, desde a edição 2023. Ontem, o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) realizou a cerimônia de premiação da Etapa Estadual do Projeto MPT na Escola RS 2024.
O evento reuniu estudantes, professores orientadores das escolas que produziram os melhores trabalhos artístico-culturais ao longo do projeto em 2024. A cerimônia foi realizada no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4), em Porto Alegre.
Mais de 40 mil alunos, de quase 2 mil turmas, em 297 escolas de 38 municípios gaúchos participaram do projeto neste ano. Destes, mais de 170 trabalhos de 26 municípios participam da fase estadual do prêmio, que está em sua oitava edição. Sendo premiados os três melhores trabalhos em cada uma das categorias: conto, música, poesia e desenho. A seleção foi feita pela Comissão Julgadora a partir dos trabalhos previamente escolhidos pelos municípios participantes do projeto.
Segundo a Coordenadora Municipal do Projeto MPT Na Escola 2024 Neiva Maria Pereira da Silva os trabalhos inscritos resultaram de atividades realizadas em sala de aula com o tema de combate ao trabalho infantil e estímulo à aprendizagem profissional com estudantes do 4º aos 9º anos. As produções que alcançarem o 1º lugar disputarão também a Fase Nacional, que reúne os vencedores de todas as etapas estaduais, com a premiação final sendo realizada anualmente em Brasília.
Participaram desta etapa do prêmio os municípios de Alvorada, Arroio do Sal, Cachoeirinha, Cidreira, Entre-Ijuís, Erechim, Esteio, Ijuí, Imbé, Marau, Mostardas, Osório, Pelotas, Porto Alegre, Quaraí, Santa Rosa, Sertão Santana, Sobradinho, Teutônia, Tramandaí, Três Forquilhas, Três Passos, Tupanciretã, Vacaria, Viamão, Xangri-lá.
A Escola Municipal Fundamental Deolinda Barufaldi, do Município de Ijuí, sob a direção de Elisandra Baiotto, contou com a coordenadora do projeto na escola, Merlin Ester Kommers. Os trabalhos premiados destacam a dedicação e o empenho da equipe, tendo professores e estudantes como protagonistas desse sucesso.
O Secretário Municipal de Educação Cláudio da Cruz de Souza destaca a importância e relevância da participação da Escola Deolinda Barufaldi no Projeto MPT na Escola e parabeniza a todos pela premiação alcançada, ressaltando o compromisso da escola com a formação cidadã e a promoção dos direitos das crianças e adolescentes.
GRUPO 2
ALUNOS DOS 6º E 7º ANOS, COM O TEMA “APRENDIZAGEM PROFISSIONAL”
CATEGORIA POESIA
3º LUGAR IJUÍ – Stefani dos Santos Lopes – EMF Deolinda Barufaldi
Profª. Orientadora: Eliane Holziechner Taube
GRUPO 2
ALUNOS DOS 6º E 7º ANOS, COM O TEMA “APRENDIZAGEM PROFISSIONAL”
CATEGORIA MÚSICA
3º LUGAR – IJUÍ Constantine Schulz, Maria Eduarda de Almeida Marx e Stefani dos Santos Lopes – EMF Deolinda Barufaldi
Profº. Orientador: Rodrigo Etgeton