Nesta segunda-feira, 14, não há cobrança de ingresso para acessar o parque Wanderley Burmann de Ijuí, durante a Expofest. Os pavilhões dos expositores vão abrir as 14 horas. Durante esta tarde, no espaço ecopedagógico, em frente o pavilhão 5, terá exposição de plantas medicinais, aromáticas e condimentares, também troca de sementes crioulas, iniciativa da Aipan.
No térreo do centro administrativo tem exposição de artes visuais e no espaço do Inova Fest, das 14 às 16 horas, acontecerá evento com a superintendência do Banrisul. Já das 14 às 18, haverá vivências culturais e oficinas temáticas nas casas étnicas, por parte da Rota das Culturas. Em frente ao pavilhão 1, ocorre o projeto “Inclusão Social em Cena” – mostra permanente de trabalhos e realização de oficinas das instituições de inclusão social de Ijuí, através da Casa AMA – Associação de Saúde Mental de Ijuí.
No palco das etnias e palco mundo, a partir das 14 horas desta segunda-feira, vão acontecer apresentações de grupos étnicos e convidados. Das 17 às 20 e 30, por sua vez, no Inova Fest, terá evento sobre captação de recursos para inovação nas empresas.
Na casa Unijuí do parque de Ijuí, das 18 às 20 horas, haverá a programação “Oficina Gastro Cultural: Como a gastronomia Tcheca, Argentina, Uruguaia, Francesa e Norte-Americana se inserem na nossa cultura alimentar?”.
Além disso, as 19 horas de hoje, na casa polonesa, ocorrerá lançamento do livro: “Santana, História e Cultura Polonesa”, dos autores Marli Meiger Siekierski e Danilo Lazzarotto (in memoriam), nas versões polonês/português. A obra aborda a presença dos poloneses em Ijuí e a história do distrito de Santana.
Hoje, os pavilhões da Expofest vão fechar às 22 horas. A Medianeira Transportes Urbanos disponibiliza ônibus, do centro de Ijuí até o parque Wanderley Burmann e vice-versa, visto a Expofest, com passagem ao preço de 1 real e 75 centavos. A saída ocorre defronte à prefeitura. Hoje, os coletivos vão partir com início às 13 horas, de meia em meia hora, ou conforme fluxo de passageiros.