O informativo semanal do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, divulgado ontem, aponta que cerca de 37% do trigo está em maturação e já há parte do cereal com germinação na espiga, visto as constantes chuvas.
A aplicação de produtos para uniformizar a maturação não evoluiu pela dificuldade de movimentação dos maquinários nas lavouras com solo muito úmido. Além disso, o trigo apresenta aumento de sintomas de doenças de espiga, principalmente giberela, além de plantas atacadas por bacterioses de raízes. Menos de 1% do trigo foi colhido até agora, com rendimento médio de 51,4 sacas por hectare.
O período de chuva também prejudica a aveia em Ijuí e região. Em torno de 47% se apresenta em maturação. As lavouras maduras registram perda de qualidade do grão, com escurecimento e deterioração.
Segundo a Emater, cooperativas e cerealistas informam aos agricultores que não vão receber aveia abaixo do padrão se o clima continuar muito úmido, visto incapacidade de realizar secagem em separado do produto.