Busca rápidaX

Hospital de Clínicas Ijuí registra nova captação de órgãos para transplante

18 de outubro de 2024

Uma captação de órgãos foi realizada no Hospital de Clínicas de Ijuí (HCI), com a doação de rins por uma mulher de 55 anos, vítima de AVC hemorrágico. A morte foi confirmada no dia 7 de outubro, com a autorização da família para a doação.

A enfermeira coordenadora da UTI Adulto e integrante da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (Cihdott) do HCI, Deise Piccoli Steinke, explica que a captação foi realizada após vários testes para identificar quais órgãos poderiam ser doados. “Em seguida, foi feita a entrevista com a irmã da paciente, que autorizou a doação, atendendo ao desejo dela, manifestado em vida. O procedimento foi conduzido normalmente pela equipe da Central de Transplantes, que veio de Porto Alegre para realizar a captação.”

A negativa familiar e as condições do paciente são os principais fatores que dificultam a efetivação das captações de órgãos na instituição. “Desde 2022, abrimos 18 protocolos de morte encefálica, mas apenas seis captações foram realizadas. Todo o processo é o mesmo; no entanto, os desfechos podem ser diferentes. Por isso, destacamos a importância de comunicar à família o desejo de ser um doador. Nos esforçamos ao máximo para salvar o maior número de vidas possível e ficamos felizes quando isso acontece, com a sensação de dever cumprido”, acrescenta a enfermeira.

Os dados do doador são cadastrados no sistema gerenciado pela Central de Transplantes, que é responsável por cruzar as informações do doador com as dos possíveis receptores, apresentando as opções mais compatíveis.

 

Fonte: HCI