Busca rápidaX

MANCHETES

RPI, município de Ijuí e demais segmentos completam aniversário neste sábado, 19

19 de outubro de 2024

Neste sábado, 19, o município de Ijuí completa 134 anos. Já a Rádio Progresso de Ijuí comemora, também hoje, 65 anos de existência. Além disso, o Ceap – Colégio Evangélico Augusto Pestana – de Ijuí chega aos 125 anos de fundação. Ainda hoje transcorrem os 107 anos da ACI – Associação Comercial e Industrial de Ijuí. Já o CTG Laureano de Medeiros completa 50 anos e o CTG Farroupilha, por sua vez, também de Ijuí, comemora 81 anos. Também há o aniversário do antigo CSU – Centro Social Urbano. Se existisse, neste sábado, iria aniversariar, em Ijuí, o Cinema América.

E a Rádio Progresso tem programação especial para comemorar os 65 anos. Logo mais, a partir das 9 horas e 30 minutos, haverá transmissão direto da casa RPI, no parque Wanderley Burmann, durante a Expofest. Haverá show com Gilmar e Euzébio e banda, interação com as pessoas que visitarem o local e sorteio de brindes.

Já neste sábado à tarde, a equipe esportiva da RPI vai transmitir o GreNal, direto do Estádio Beira-Rio, pelo campeonato brasileiro. Na noite de hoje, por sua vez, a Progresso vai transmitir a final do festival nativista Canto Galponeiro, de Passo Fundo.

Rádio Progresso de Ijuí – FM 92.1

No dia 06 de fevereiro de 1959, era firmado o primeiro contrato social, envolvendo um grupo de empreendedores ijuienses, que idealizavam na época, instalar uma nova emissora de rádio na região. Os fundadores foram Eliud Martins Buhrer, Décio Barriquelo, Nelson Luchese, Antonio Bresolin, Manoel Duarte de Prado, Ary Boger, Adalardo José Martins Mendes, Mario Henrique Seffrin da Silva e Beno Orlando Burmann.

Durante aqueles anos, várias outras personalidades se engajaram no projeto e finalmente, a Rádio Progresso de Ijuí, iniciava sua grande jornada a 19 de outubro de 1959, propondo à região um rádio modernizado, mais dinâmico, negando-se a enveredar pelo caminho estreito das homenagens sonoras e dos pedidos de colaboração para manter a emissora. A propaganda foi tratada como negócio e, a programação, como a vida da nova emissora. Por muitos anos, a RPI atuou na frequência AM 690. Porém, com a necessidade de migração, agora está no FM 92.1

A Tecnologia

Inicialmente a Rádio Progresso começou a transmitir sua programação com 1.000 watts de potência, passando em 1977 a operar com 5.000 watts, cobrindo cerca de 70 municípios gaúchos, alcançando também algumas regiões de Santa Catarina e Paraná.

A partir de então, marcou sua atuação sempre vinculada à vanguarda tecnológica de rádios. O parque de transmissores e a emissora possuem gerador próprio de energia, assegurando a ininterrupção da programação, gerando confiabilidade ao anunciante.

A qualidade do áudio, sempre foi uma obsessão da emissora. Sendo assim, tornou-se referência para diversas outras emissoras. Os investimentos em transmissores, processadores, encoders de transmissão externa, explicam a qualidade da emissora.

A Programação

Com o propósito de definir um caminho próprio a Progresso dedicou especial atenção no binômio esporte+jornalismo. Na época de sua fundação, foram contratados profissionais competentes para esse setor. A sólida estrutura da Emissora de Integração regional permite agilidade para bem informar, inclusive dar cobertura aos principais eventos políticos, esportivos, sociais e artístico-culturais do Estado.

A RPI não se limita, no entanto, a apenas informar, ela mantém funcionários dedicados à pesquisa, estimula o debate através de mesas redondas e entrevistas, conseguindo, com isso, registrar e interferir na história de nossa terra.

As Grandes Coberturas

Estar presente, com a sua voz, representando a região. Este é o ideal da Rádio Progresso de Ijuí. As grandes coberturas, estaduais, nacionais e internacionais, credenciaram a Progresso como emissora de reconhecimento nacional. Na década de 70, pioneiramente, acompanhou grupo de agricultores ijuienses nos Estados Unidos.

Esteve presente nas copas da França em 1998, Alemanha 2006. Copa América de Seleções em 1995. Com São Luiz de Ijuí, Grêmio e Internacional acompanhou inúmeras partidas nacionais e internacionais de Libertadores, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Esteve presente em Tóquio no jogo Grêmio x Ajax, em 1995. Desde 2010, cobre o campeonato brasileiro de futebol, acompanhando Grêmio e Internacional, de ponta a ponta.

A Inovação

Reinventar-se permanentemente. A Rádio Progresso mergulhou de cabeça no mundo virtual. Foi a primeira emissora da região a criar e manter site próprio de notícias, com foco local. Em 1996, lançou o www.radioprogresso.com.br, disponibilizando o áudio da emissora para o mundo inteiro. Em 2011, disponibilizou seu áudio para diversos formatos de celulares. A interação e a comunicação com o ouvinte é ainda mais estreita com suas mídias sociais, ou seja, facebook, X, youtube e instagram.

No dia 2 de abril de 2013, oficialmente, entrou no ar o novo site da RPI, modelo compatível com todos os navegadores do mercado, atenta a acessibilidade foi implantado a versão “mobile” do portal, onde as notícias são mais facilmente acessadas além das opções de áudio via smartphone já antes disponibilizadas.

Ijuí

Há 134 anos se iniciou a colonização da Colônia Ijuhy. A 4ª colônia de Cruz Alta se formou com a união de imigrantes de diversas nacionalidades que se instalaram nas terras próximas aos rios Ijuí e Potiribu. Em 1899 teve seu primeiro grande impulso com a chegada de agricultores vindos de outras colônias do RS e em 31 de janeiro de 1912 se emancipou de Cruz Alta, passando a se chamar Ijuí. 

Ao longo de sua história Ijuí passou por diversos ciclos econômicos, e ainda no início do século passado se destacou por ser autossuficiente em energia elétrica. Com o passar dos anos Ijuí passou a ter empresas que se destacaram e ajudaram no crescimento da cidade, como cortume, frigorífico, supermercados de grande potencial para a época e o comércio varejista, que deram a Ijuí o cognome de Colmeia do Trabalho.

Com o passar dos anos Ijuí avançou nas áreas da saúde e educação, se tornando referência regional e sempre teve manteve em sua essência a tradição dos seus colonizadores, sendo conhecida como a Terra das Culturas Diversificadas. Atualmente, Ijuí tem aproximadamente 87 mil habitantes, sua economia é baseada nos setores agropecuário, comercial, industrial, serviços e educacional. Agora, Ijuí também é reconhecida como a Capital Mundial das Etnias. O município é administrado pelo prefeito, Andrei Cossetin, PP, e vice, Marcos Barriquelo, PL. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e prefeitura de Ijuí