Municípios começam intensificar ações para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zíka vírus. Isso porque, o período de calor é mais propício para proliferação do inseto.
Ontem, a 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Ijuí, reuniu os 20 municípios de abrangência para tratar do assunto no auditório do hospital Bom Pastor. Foram discutidos temas como situação epidemiológica atual da dengue, perspectivas e riscos para o próximo período sazonal, exames laboratoriais, manejo ambiental e químico do mosquito, vacina, dentre outros assuntos.
Em Ijuí, o coordenador da Vigilância Ambiental da prefeitura, Rinaldo Pezeta, disse que na primeira quinzena do próximo mês vai começar mutirão de limpeza nos bairros e centro da cidade, com objetivo de eliminar recipientes e materiais que possam acumular água, pois é onde o Aedes aegypti se prolifera.
Pezeta esclarece que durante todo o ano seguem atividades, por exemplo, no momento funcionários municipais efetuam visitas, com aplicação de larvicida e inseticida, em cemitérios e outros locais mais propícios para desenvolvimento do inseto.
No verão passado, até por volta do mês de abril, o Rio Grande do Sul viveu epidemia de dengue, inclusive com óbitos. O município de Ijuí, neste ano, acumula 2.159 casos de dengue e duas mortes. Dentre os 20 municípios da Coordenadoria de Saúde, são mais de 12 mil casos e 13 mortes.
O coordenador regional de Saúde, Marco Atkinson, disse que estiveram presentes no evento de ontem, no Hospital Bom Pastor de Ijuí, prefeitos, secretários de Saúde, coordenação das áreas de vigilância epidemiológica e ambiental, instituições hospitalares, entre outros serviços de saúde, para tratar das ações e responsabilidades dos gestores e serviços.
Marco Atkinson alerta que a dengue deixa de ser sazonal, ou seja, por período, nesse caso, durante o verão, e passa a ser endêmica o ano inteiro. Por isso, ele observa que desde gestores municipais até a população em geral precisam atuar para combater o Aedes aegypti. O coordenador regional de Saúde ainda enfatiza a necessidade de trabalhar para que a região de Ijuí recebe vacinas contra a dengue. Até agora, o governo federal repassou imunizações para alguns municípios do Rio Grande do Sul e do Brasil.
Temas abordados:
📌Situação Epidemiológica atual da dengue;
📌LACEN/Ijuí: Exames laboratoriais;
📌Monitoramento, manejo ambiental e químico do Aedes;
📌Vacina da Dengue;
📌Manejo clínico na APS: Diagnóstico e tratamento, insumos, estrutura e pessoal;
📌 Urgência/ Emergência: Ações assistências para o enfrentamento da dengue;
📌Capacidade instalada Hospitalar;
📌Organização dos fluxos.