Esse início de colheita da safra de inverno, em Ijuí, apresenta rendimento bastante variado. Segundo a Emater, a média de trigo está entre 30 e 60 sacas por hectare; aveia, de 20 a 40; e canola, 15 a 35 sacas.
Em relação à canola, a colheita está lenta, e a oscilação de produtividade ocorre, principalmente, pelo manejo de cada produtor. Em áreas com melhor tecnologia o rendimento está acima de 25 sacas por hectare, o que garante pagamento dos custos; já outras lavouras com produtividade bem menor.
Já a aveia demonstra grãos escuros, visto acamamento devido a ventos e períodos chuvosos. No tocante ao trigo, as primeiras lavouras colhidas têm rendimento bastante diversificado, também devido a cultivar que foi semeada e data de plantio. Por isso, existe redução do PH, que é a qualidade do trigo, além de baixa produtividade em algumas áreas.
Além disso, há casos de menor número de grãos por espiga do que o esperado, visto giberela e danos das geadas na fase de floração. As chuvas das últimas semanas também prejudicaram o trigo, especialmente o cereal em maturação.